Edital prevê 44 viagens, que devem fazer parte do plano de trabalho dos docentes com propostas aprovadas (Foto: Rafael da Silva Xarão)

Termina nesta sexta-feira, 22, às 18h, o prazo para os docentes protocolarem inscrições no edital interno de seleção de projetos de visitas técnicas, trabalhos de campo e viagens formativas a serem desenvolvidos no primeiro semestre de 2019, no âmbito dos cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O edital, publicado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) faz parte do Programa Territórios Educativos, cuja finalidade é desenvolver atividades em ambiente externo ao campus, dentro ou fora do Estado de Minas Gerais, visando o enriquecimento didático-pedagógico, aperfeiçoamento, e atualização técnico-científica dos alunos nas disciplinas teórico/práticas dos cursos de graduação.

Neste sentido, a iniciativa busca selecionar propostas que, dentre outros objetivos, promovam a integração entre a teoria e a prática, propiciem ao estudante a oportunidade de aprimorar a sua formação e possibilitem a articulação de diferentes conhecimentos em espaços diversos.

O edital prevê a seleção de até 44 viagens, sendo divididas da seguinte forma: até 100 Km (10 viagens); até 200 Km (cinco); até 500 Km (20) e até 1.000 Km (nove). As viagens que não forem preenchidas por propostas que indiquem a respectiva quilometragem poderão ser realocadas para a quilometragem que tiver maior demanda.

Cada docente poderá requisitar uma viagem semestral por disciplina, ficando responsável pela viagem. As propostas aprovadas deverão constar no plano de trabalho do docente. A Prograd fará a supervisão das visitas técnicas.

As propostas devem estar relacionadas às disciplinas, conforme Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e ocorrer dentro do período letivo, salvo os casos plenamente justificados. A avaliação dos projetos será realizada observando a estrutura organizacional de apresentação, a adequação aos objetivos propostos pelo edital, a análise dos impactos e as contribuições esperadas para a melhoria da formação dos estudantes por meio de atividades formativas.

O resultado será divulgado na próxima terça, 26 de março, no site da Prograd.

Outras informações:
2102-3975 – Pró-reitoria de Graduação (Prograd)