Reitor da UFJF em reunião do Conselho Gestor de GV. (Foto: Dante Rodrigues)

Foi realizada nesta terça-feira, 19, a 26ª reunião ordinária do Conselho Gestor do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Na reunião solicitada pelo reitor Marcus David foram apresentados e discutidos os demonstrativos das despesas executadas em 2018 e o orçamento previsto para 2019 no campus avançado, bem como o relatório da Controladoria Geral da União (CGU) sobre as obras do Campus GV, divulgado em fevereiro.

“Apresentamos a proposta orçamentária aprovada no Conselho Superior da UFJF, que garante a alocação dos recursos necessários à manutenção do campus. Mesmo não tendo recebido esses recursos do Governo Federal, o Consu decidiu aportá-los”, explicou David. Ainda segundo ele, foram esclarecidas dúvidas sobre o relatório da CGU que apontou irregularidades na obra do campus. “Além dos esclarecimentos, conversamos sobre os desafios que temos daqui pra frente para enfrentar os problemas de infraestrutura”.

Reitor apresentou proposta orçamentária aprovada no Consu. (Foto: Dante Rodrigues)

Durante a reunião, Marcus David comunicou as decisões tomadas durante reunião realizada com instituições da cidade, para tratar dos estágios do curso de Medicina. Segundo o reitor, estão mantidas as atividades com previsão de início na próxima semana. “É importante registrar o comprometimento da equipe de professores de GV, que nos ajudou a buscar essa solução, e a negociação muito profícua tanto com o Hospital Municipal, quanto com o Hospital Bom Samaritano, que entenderam a importância da Universidade, dos nossos alunos, e estão contribuindo para viabilizar o estágio para os estudantes”, declarou.

David informou aos presentes sobre o empenho da Universidade em conquistar as condições necessárias para ocupar, ainda neste ano, o prédio adquirido no bairro Vila Bretas, em GV. “Definimos estratégias no sentido de entrar na FAGV em agosto deste ano. A equipe técnica vai trabalhar agora com essa prioridade; esse está sendo nosso esforço”, comentou.

A 26ª reunião do Conselho Gestor contou ainda com as presenças dos seguintes integrantes da Administração Superior: Girlene Silva, vice-reitora; Janezete Marques, pró-reitora adjunta de infraestrutura; Maria Carmem Simões, pró-reitora de Graduação; e Rodrigo Filho, Secretário-Geral da UFJF. Estavam presentes também o diretor-geral do Campus GV, Peterson Andrade, integrantes da direção, servidores e estudantes da UFJF-GV.

Curso de Direito da UFJF-GV recebe Selo OAB Recomenda

Coordenador do curso de Direito recebe placa de reconhecimento. (Foto: Ivan Bretas)

Ainda nesta terça, o reitor Marcus David entregou ao coordenador do Curso de Direito da UFJF-GV, Daniel Mendes Ribeiro, a placa representativa do Selo de Qualidade “OAB Recomenda”. O certificado é concedido às instituições de ensino superior que se destacam na formação de bacharéis de Direito. Para David, “esse é mais um exemplo de que apesar de todas as dificuldades de infraestrutura que temos em Governador Valadares, a qualidade dos nossos professores, técnicos e estudantes academicamente é muito importante. O campus GV está acumulando sucessivos resultados exitosos nos mais diversos sistemas de avaliação, nos mais diferentes tipos de reconhecimento à comunidade acadêmica”, finalizou.

A conquista, segundo Daniel Ribeiro, representa a seriedade de professores, técnicos e estudantes em construir um curso de excelência em Governador Valadares. “Esse reconhecimento, embora seja uma grata surpresa, não nos surpreende, pois é fruto de um trabalho conjunto na construção do curso em GV”, comentou. O coordenador comemora os altos índices de aprovação no Exame da OAB, e espera resultados igualmente bons em outros certames: “esses indícios que temos até agora são indicativos de que resultados ainda melhores em concursos e outras provas virão, se continuarmos o trabalho que realizamos até o momento”.