O Coro Acadêmico é projeto de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura desenvolvido pelo Departamento de Música do IAD (Foto: Divulgação)

O Coro Acadêmico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com vagas abertas para selecionar novos cantores. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 21 pelo site do Coro. A seleção acontece no dia 22 de março, às 8h, na sala 08 do Departamento de Música do Instituto de Artes e Design (IAD). A participação no Coro Acadêmico vale créditos eletivos para os alunos de música e opcionais para todos os outros alunos da UFJF. Os ensaios acontecem quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h, na sala Maestro Francisco Valle, no IAD.

Durante a seleção, o candidato passará por três etapas classificatórias. Primeiro fará um vocalize, exercício vocal onde o regente Willsterman Sottani irá explorar a extensão da voz do candidato; que deverá cantar uma peça de escolha própria e a peça Delius “The Splendour falls on Castle Walls” (Compassos 1 a 17). Através desse processo o regente irá selecionar os candidatos para os quatro naipes principais (soprano, contralto, tenor e baixo), além dos naipes intermediários.

O número de vagas depende apenas do equilíbrio entre os naipes, mas a classificação é necessária já que o Coro possui um repertório único, como destaca Sottani. “O Coro Acadêmico da UFJF é singular no meio coral de Juiz de Fora: é o único coro da região dedicado à música coral de concerto e, favorecido pela estrutura da Universidade, é o único com condições de execução de alguns tipos de repertório de alta complexidade técnica”.

Experiência
Criado em 2015 através de uma disciplina do Departamento de Música do Instituto de Artes e Design (IAD), o Coro Acadêmico é um projeto de extensão e é aberto à comunidade interna e externa à UFJF. Por ter essa característica, os interessados não precisam ter experiência em canto ou leitura de partitura.

O estudante do instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF e integrante do Coro, Josuan Vicenzi, entrou para o grupo sem ter nenhuma experiência, mas impressionou o regente, que viu nele um potencial enorme. “Ele viu que eu estava bem atrapalhado para cantar. Era mais tímido na época e, mesmo em ocasiões mais informais, eu não cantava tanto, por vergonha. Por isso, não tinha muita consciência da minha própria voz. Eu não sabia ler partitura, mas, segundo ele, eu tinha um ouvido bom e com algum esforço poderia aprender as músicas em questão de pouco tempo”. Há um ano e meio no coro, Josuan já se adaptou e contou com a ajuda de monitorias de leitura e de técnica vocal oferecidas para os integrantes.

O regente Willsterman Sottani destaca a importância do apoio ao projeto. ”Vivenciar presencialmente os concertos do Coro Acadêmico da UFJF e acompanhar esse trabalho pelas redes sociais é uma maneira de fortalecer a tradição coral de Juiz de Fora e, sem dúvida, uma alternativa de lazer muito enriquecedora para qualquer pessoa. Nossa experiência de apresentações em lugares e circunstâncias variados comprova que todas as idades, todas as camadas da sociedade, em todos os bairros de Juiz de Fora, são capazes de apreciar profundamente a música que fazemos”.

Outras informações:
Site do Coro Acadêmico da UFJF