Para finalizar o semestre, o Departamento de Música do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conta com uma série de apresentações em três pontos da cidade. Entre os dias 10 e 14 de julho, quatro atrações gratuitas e abertas ao público movimentam Juiz de Fora.

Recital de canto

A programação começa nesta quarta-feira, dia 10, com o recital dos alunos de canto, a partir das 19h na Sociedade Filarmônica (R. Oscar Vidal, 134, Centro). O evento contará com 10 alunos das turmas de graduação e licenciatura com habilitação em canto, além da colaboração da pianista Juliana Costa. Esse é o segundo recital da turma de canto de 2019 e, por meio deles, os alunos têm a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido durante o semestre.

A professora Luane Voigan, responsável pelo recital, explica que essa será uma apresentação diversificada. “Preparamos um recital mesclando árias e canções de diferentes períodos e idiomas. Os aprendizados exibidos incluem técnica vocal, contextualização histórica, tradução e pronúncia dos textos nos idiomas que serão cantados e desenvolvimento interpretativo musical e cênico.”

Musical Finorium

Na quinta-feira, dia 11, o Projeto de Extensão “Orfeu: teatro musical e inicialização a ópera” realizará a apresentação do Musical Finorium, a partir das 19h, no Auditório Geraldo Pereira, no IAD. O projeto, iniciado neste ano, desenvolve trabalho com teatro musical e iniciação à ópera com alunos da UFJF e com a comunidade, por meio de processo seletivo. Essa será a primeira apresentação do grupo.

Segundo a professora Luane Voigan, a apresentação está sendo organizada principalmente por alunos. “Os alunos Ana Letícia Macedo (bacharelado em canto), Michelle Flores (licenciatura com habilitação em canto) e Bernard Rodrigues (composição), atuam ativamente na montagem do musical que requer trabalho de técnica vocal, construção cênica e musical. Todos os envolvidos estão com grande expectativa.”

Serão duas apresentações, uma com cada turma do projeto, às 19h e às 20h30. Os ingressos são limitados e podem ser retirados até o dia do evento no IAD.

Recital de violão

Na sexta-feira, 12, o aluno do Bacharelado em Violão, Henrique Lowson, realizará seu recital de formatura a partir das 19h30, no Auditório Geraldo Pereira, no IAD. O evento marca a conclusão do curso para formandos. Segundo o professor Luis Leite, esse é um momento em que o aluno mostra as diferentes habilidades adquiridas durante a graduação, como por exemplo, o domínio da interpretação de diferentes estilos musicais. “O recital de formatura representa o ápice do desenvolvimento artístico do aluno de Bacharelado em Música. É a sua última participação no curso, uma síntese de tudo que ele aprendeu ao longo dos anos na UFJF, apresentando as obras que trabalhou em todos os períodos.”

O curso de violão do IAD – UFJF é o primeiro híbrido do país, em que o aluno tem contato profundo tanto com música erudita como popular. “Nossos recitais de formatura mostram isso: alunos se formando com capacidades plurais. Henrique Lowson foi um excelente aluno, o tipo que todo professor quer ter: talentoso e extremamente dedicado ao instrumento.”

Concerto Alleluia in Aeternum

Para finalizar os eventos, no domingo, dia 14, o Coro Acadêmico da UFJF realizará o Concerto Alleluia in Aeternum a partir das 19h, na Igreja São Mateus (Rua São Mateus, 629 – Bairro São Mateus). “Alleluia in Aeternum”, significa, em português, “Aleluia para sempre”. O concerto foi inspirado mediante a dificuldade de se cantar em coro, mesmo quando estamos tratando da língua portuguesa. Quando se trata de outros idiomas, a dificuldade está em relacionar os símbolos alfabéticos escritos na partitura aos fonemas que devem ser pronunciados. “Então, se tivéssemos poucas palavras para cantar, gastaríamos pouco tempo trabalhando pronúncia e poderíamos nos dedicar a produzir mais repertório”, afirma o professor Willsterman Sottani.

Todas as obras do programa têm o mesmo título, em vários idiomas: “Alleluia” ou “Alleluja” (latim), “Hallelujah” (inglês) e “Aleluia” (português). Uma das obras que serão apresentadas não tem qualquer outra palavra além de “aleluia”, e outra inclui apenas um “amém” ao final. As outras tem pouquíssimo texto adicional. A expressão “in Aeternum” foi incluída no título do concerto porque serão apresentadas obras de várias épocas. O compositor mais antigo, Palestrina, nasceu em 1525, e o mais recente, Whitacre, ainda está vivo. Além disso, é possível que a palavra “aleluia” seja a palavra isolada para a qual mais se escreveu música vocal ao longo dos últimos 1.200 anos.

“Um dos objetivos do Coro Acadêmico da UFJF é levar obras corais de concerto a públicos que não teriam acesso a essa produção normalmente”, conclui o professor. Desde sua criação, o grupo já alcançou mais de 10 mil pessoas em plateias presenciais e realizou quase 70 apresentações entre participações em eventos musicais, eventos acadêmicos, solenidades e produções próprias, incluindo séries de concertos didáticos em escolas públicas.

Outras informações: (32) 2102-3350 – Instituto de Artes e Design