Este é o terceiro livro do professorWilliam José da Cruz (Foto: Divulgação)

Tendo como tema uma nova visão da matemática, o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), William José da Cruz, lança na próxima quinta-feira, dia 14, o livro Experimentos Mentais na Educação Matemática”. O evento acontecerá no Centro de Ciências, às 16h, durante o III Seminário Interno anual em Educação Matemática (Siaem). A obra é um estudo aprofundado sobre a Filosofia e a história das ciências, com especial referência à Matemática e às evidentes implicações para a educação.

Segundo Cruz, a obra apresenta um novo olhar sobre o assunto, vendo-a de uma forma mais simbólica, desenvolvida em um ambiente sociocultural e histórico, dando uma visão semiótica sobre os símbolos, a consciência dos pensamentos e as reações. Com uma base teórica partindo dos aspectos intuitivos, é uma fonte de pesquisa na área da Educação Matemática e de entendimento para professores que ensinam a disciplina, pois mostra uma realidade subjetiva, de natureza dinâmica e criativa que apresenta características próprias.

Cruz, que é professor do Departamento de Matemática, também é autor de duas outras obras: “Projeto Matemática In Concert”, que utiliza a música como instrumento motivacional para o ensino; e “Corpo Ordenado Completo: Um convite ao professor de Matemática”, seguindo em temas como semiótica; matemática; linguagem; música; prazer; aprendizado; formação de professores; e análise real.

O livro Experimentos Mentais na Educação Matemática” custa R$ 55.

Outras informações: (32) 2102-3316 (Departamento de Matemática-UFJF)

williancruz990@gmail.com