Da esquerda para a direita: professor Victor Cláudio Paradela Ferreira, professor Danilo Sampaio, Thiago Coutinho de Oliveira e professora Caissa Veloso e Sousa (no vídeo) (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação de mestrado desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) investigou os fatores que mais influenciam as pessoas a se interessarem por cursos na modalidade a distância. A pesquisa foi realizada pelo acadêmico Thiago Coutinho de Oliveira, por meio do Programa de Pós-Graduação em Administração.

Segundo Thiago, ‘’a pesquisa tem o objetivo de analisar as inúmeras reações dos consumidores do ensino a distância (EAD), que podem variar de acordo com aspectos sociais, culturais, pessoais e psicológicos’’. O acadêmico informa também que esses fatores influenciam na decisão do indivíduo de escolher o ensino a distância, além do comportamento de compra que sofre grande influência de aspectos de natureza política e econômica, levando em conta principalmente o preço e seu método de distribuição. “O trabalho teve um caráter quantitativo e os dados foram coletados mediante aplicação de questionários online. Foi utilizada a estatística descritiva para análise das respostas, análise de médias para comparação de variáveis e variância (ANOVA) para validação das hipóteses de semelhança entre as médias variáveis’’, enfatiza.

Na opinião do pesquisador, o estudo tem importância para a comunidade acadêmica, pois ‘’fornece uma contribuição gerencial para gestores empresariais interessados no EaD, os quais poderão detectar oportunidades e aprimorar suas estratégias comerciais de marketing, aumentando a assertividade, a conversão de clientes.’’ Ainda sobre os resultados, Thiago destaca que foi possível identificar que ‘’a proporção de respondentes masculinos representa 58,39%, enquanto 41,61% são do sexo feminino. Foi possível também constatar que 72,83% dos respondentes estão entre a faixa-etária de 18 a 35 anos. No que diz respeito ao grau de escolaridade 38,96% respondentes são representados por pessoas com grau de escolaridade superior incompleto. Por fim, buscou-se entender também a distribuição de renda dentre os respondentes onde foi identificado que 68,77% afirmaram receber até 2 salários mínimos e entre 2 e 4 salários mínimos’’.

O professor orientador da pesquisa, Danilo de Oliveira Sampaio afirma que ‘’o estudo tem um tema desafiador, que proporciona conhecimento sobre EAD e comportamento de consumo, além de despertar estudos futuros e longitudinais para que instituições possam aprimorar as suas iniciativas relacionadas a cursos a distância’’. Danilo também defende que ‘’a pesquisa contribui para a comunidade acadêmica, em forma de fornecer um referencial teórico sobre o consumo dos estudos a distância, que motiva cada vez mais as pessoas a procurarem cursos rapirapde EAD, o que mostra a importância do ensino e a necessidade de atender à demanda crescente neste setor’’.

Contatos:
Thiago Coutinho de Oliveira (mestrando)
thiago.oliveira@voitto.com.br

Danilo de Oliveira Sampaio (orientador – UFJF)
danilo.sampaio@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Danilo de Oliveira Sampaio – (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Victor Cláudio Paradela Ferreira – (UFJF)
Profa. Dra. Caissa Veloso e Sousa – (Centro Universitário Unihorizontes)

Outras informações: (32) 2102-3521 – Programa de Pós-Graduação em Administração