Compreender quais fatores levam indivíduos a comprar e a utilizar cosméticos sustentáveis motivou Beatriz dos Anjos Furtado a desenvolver sua dissertação no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  No estudo, a pesquisadora ouviu 529 pessoas por meio de um questionário respondido em uma plataforma online e constatou sete razões preponderantes para as escolhas: saúde; vaidade e bem-estar; meio ambiente e consciência ética; família e amigos; embalagem; comunicação e distribuição; e pessoas próximas e conveniência. “Além disso, apuramos que a maioria das pessoas que responderam são mulheres e possuem ensino superior”, revela.

A acadêmica destaca que os dois primeiros aspectos possuem relação com  com o ego e a preocupação do próprio indivíduo, bem como com sua autoestima. “A atenção com a saúde é uma das premissas dos cosméticos sustentáveis, visto que em algumas de suas embalagens são evidenciados elementos que trariam malefícios, e que por esse motivo foram retirados da composição.”

Ainda segundo Beatriz, o meio ambiente e as questões éticas evidenciam o viés ambiental implicado na compra. “A preocupação com testes de cosméticos em cobaias é um dos principais motivos ambientais por trás da compra. Os grupos de referência também foram influências para os consumidores, sendo alguns de forma mais significante (família, amigos) e outros menos (mídia e pessoas próximas)”, enfatiza.

O professor orientador, Danilo de Oliveira Sampaio, ressalta a observação de novos aspectos a serem estudados quanto a esse segmento de consumo, considerando os atributos, a saúde e o meio ambiente. “Os três pilares resultantes dessa pesquisa mostram que os mesmos caminham paralelamente ou de forma uníssona como influenciadores de compra desse tipo de cosmético. Sublinha-se também a figura das mulheres e do ensino superior como delineadores do perfil de compra, assim como a renda, podendo indicar que independente do quanto se ganha, se há interesse em cosméticos sustentáveis, há opções para todos os bolsos.”

Contatos:
Beatriz dos Anjos Furtado
biaafurtado@yahoo.com.br

Danilo de Oliveira Sampaio
danilo.sampaio@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Danilo de Oliveira Sampaio – (UFJF)
Prof. Dr. Gilmar José dos Santos – (UFJF)
Prof. Dr. André Francisco Alcântara Fagundes – (UFU)

Outras informações: (32) 2102-3521  Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA)