Exame avalia cursos de graduação de forma indireta, por meio do desempenho dos estudantes concluintes (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a nova formação do ciclo I para a participação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) acrescenta ao ciclo, anteriormente formado por graduações das Ciências da Saúde, cursos relacionados a Arquitetura e Urbanismo, Ciências Agrárias, Engenharias e áreas afins. Dessa maneira, alunos concluintes de 20 cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no campus sede e em Governador Valadares, serão avaliados este ano (lista no final desta matéria)

O Exame avalia os cursos de graduação de forma indireta por meio do desempenho dos estudantes concluintes. A diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, ressalta que a prova é fundamental para as universidades, pois é uma forma que o Ministério da Educação (MEC) encontrou para atribuir conceitos aos cursos. “Nós sempre informamos aos alunos e coordenadores de curso a importância da avaliação para a Instituição e confiamos que nossos estudantes mostrem tudo o que sabem. Nós os preparamos para o Enade oferecendo cursos de qualidade”.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e questionamentos dos estudantes e coordenadores de cursos que ingressarão ao ciclo Enade deste ano, a Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) planeja dar sequência aos eventos que oferecem auxílio no preparo para a prova. “A gente pretende manter essas atividades, pois percebemos que é uma iniciativa muito importante para a Instituição. Este ano também enviamos formulários de avaliação do Enade para as coordenações dos cursos. É uma maneira de classificar pontos positivos e negativos para que possamos melhorá-los, e uma maneira para fazermos todos participarem”, explica Michèle.

O aluno que não cumprir com as exigências do Inep não colará grau e, consequentemente, não receberá diploma e histórico escolar.

Objetivo do Enade
O objetivo do Exame é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Esses resultados, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), conforme legislação específica. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Enade
O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é componente curricular obrigatório. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Nesta edição participarão do Enade os seguintes cursos da UFJF:

– Em Juiz de Fora:
Arquitetura e Urbanismo