Formandos receberam grau acadêmico nesta tarde. (Foto: Ivan Bretas)

Sob olhares atentos e emocionados de pais, familiares e amigos, 31 formandos do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) receberam, nesta tarde, o diploma de graduação acadêmica. Os novos médicos foram recebidos pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon, na ocasião representando o reitor da UFJF, prof. Marcus David. Em sua fala, Cassiano destacou a importância da atuação dos profissionais em áreas interioranas e carentes de atenção à saúde.

“Existem muitas brasileiras e brasileiros que necessitam do trabalho de vocês, que precisam que chegue até eles essa formação de um médico competente, humanizado, que conhece o Sistema Único de Saúde e que vá atender as demandas dessa população em locais onde a relação médico-paciente ainda é bastante desigual. Esperamos que vocês consigam mudar essa situação de precarização da saúde, principalmente da saúde pública nessas regiões empobrecidas do país”, pontuou.

Papel do médico no contato com pacientes foi destaque na fala da oradora da turma. (Foto: Ivan Bretas)

Nesse sentido, a agora médica Larissa Ellen Pereira ressaltou a importância da formação recebida na Universidade para a trajetória profissional que hoje se inicia: “Digo, em nome da minha turma, que sentimos orgulho de ser UFJF-GV, pois, apesar das inúmeras e incontáveis dificuldades enfrentadas, ela foi nossa casa e permitiu que nos tornássemos profissionais e pessoas melhores”. Ainda em seu discurso na cerimônia, Larissa enfatizou o auxílio ao próximo como sentido norteador da profissão: “que usemos sempre da nossa humanidade para sermos heróis que lutam pela vida do próximo”.

Para o chefe do Departamento de Medicina da UFJF em GV, prof. Heder José Ribeiro, a cerimônia desta tarde reforça o sentimento de dever cumprido. “Estamos entregando profissionais humanos, capacitados, que foram formados com o envolvimento do corpo docente, empenho dos estudantes e dos técnico-administrativos da Universidade”.

Cerimônia acompanha conquistas profissionais e expectativa de sucesso

Família de Kaique veio prestigiar uma das conquistas do formando. (Foto: Dante Rodrigues)

Esta segunda-feira tem um significado ainda maior para o formando Kaique Ademir Veloso, aprovado para o programa de residência médica em São Paulo. Primeiro a se formar em Medicina na família, o jovem comentou o sentimento proporcionado pelas conquistas: “foram seis anos de muita luta para me manter fora de casa e estudar. Agora, ao final do curso, passei na residência do João XXIII, em Belo Horizonte, mas meu sonho mesmo era ir para São Paulo. Hoje realizei minha matrícula no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), em São Paulo; são duas alegrias em um dia, estou muito feliz e só tenho a agradecer à UFJF pelas conquistas na busca por esse sonho”.

Ao receber o diploma de médico, Kaique era aplaudido por sua família emocionada. A avó, Elzedina Dias Veloso, veio de Itabirinha prestigiar a conquista do neto: “estou muito feliz, é uma benção em nossas vidas. Agora ele vai para São Paulo, é longe, mas Deus abençoa, o mais difícil já foi. Agora ele vai colher os frutos do esforço”.

Breno deseja atuar na região de GV e aplicar os conhecimentos adquiridos na formação. (Foto: Ivan Bretas)

Na turma de formandos desta tarde, há também quem deseja permanecer em Governador Valadares e atuar junto à saúde da população local. É o caso do médico Breno Ricardo Silva, natural de Belo Horizonte. Ele contou que pretende ficar na região, “usar os conhecimentos adquiridos e retribuir em serviços para a população”, e que enfatizou, também, a qualidade do ensino recebido na Universidade. “Por ser da segunda turma, vi todas as dificuldades do início, mas com o passar do tempo fiquei convicto de ter feito a escolha certa: os professores da UFJF-GV são bastante engajados, querem o melhor para a faculdade, e são responsáveis por nossa formação de qualidade”, finalizou.

Participaram da cerimônia o diretor da UFJF-GV, Peterson Andrade; o vice-diretor do campus avançado, Fabio Pieri; o diretor do Instituto de Ciências da Vida, Ângelo Denadai; a gerente de Graduação, Sibele Aquino; a coordenadora do curso de Medicina, Carina Dantas Magalhães, e a representante do Diretório Central dos Estudantes e acadêmica do curso de Medicina, Ana Claudia Ferreira.

Confira em breve todas as fotos da Colação de Grau.