Atividades que têm início segunda envolvem alunos dos ensinos Fundamental II e Médio e do EJA (Foto: Caique Cahon/UFJF)

O Carnaval brasileiro pode ser entendido como mais de uma simples festa. Para além dos valores econômicos e turísticos, o Colégio de Aplicação João XXIII vai abordar aspectos históricos e sociológicos da celebração no CarnaJoão. O projeto leva o espírito carnavalesco em seus mais diversos âmbitos para os corredores da Instituição, vinculada à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As atividades têm início nessa segunda-feira, 25, e vão até quinta, 28.

O CarnaJoão vai oferecer oficinas, discussões, práticas carnavalescas e, claro, um baile para finalizar a semana que antecede a tradicional festividade brasileira. As atividades do período da manhã e da tarde são para os alunos dos ensinos Médio e Fundamental II, enquanto as atividades do turno da noite são direcionadas para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As festividades carnavalescas seguem com aspectos intocados, mas também passam por processos de ressignificação ao longo dos anos. É o pensamento da coordenadora do projeto e professora de Sociologia do João XXIII, Giselle Moreira. “Há autores que dizem que poucas coisas têm continuidade no Brasil, mas com o Carnaval é diferente. Permanece uma centralidade, o Carnaval como um momento de transgressão. Mas tem mudanças, sim. Como os ritmos e festas, alguns permanentes e outras que surgem, inclusive com ritmos mais populares e modernos como o funk. É sempre uma reinvenção de uma festa que é tradicional no país”, diz.

Para a professora, entre as características da celebração brasileira está o acolhimento às mais diversas faixas-etárias. Apesar da violência nas ruas ser um fator relevante, Giselle afirma que a festa segue sendo democrática. “Se por um lado, o Carnaval de rua reflete uma violência que é comum em outros momentos, você também tem opções para crianças e para a família inteira. Então eu acho que a festa é muito democrática na qual mudam-se alguns rituais, mas outros conceitos permanecem sólidos e constantes”.

Na primeira vez em que o João XXIII realiza uma proposta de cunho didático e pedagógico sobre o Carnaval, o objetivo da coordenação do CarnaJoão é que os alunos do colégio terminem o projeto com uma visão ampliada acerca da festividade. “Esperamos que os alunos tenham uma visão mais ampla do que é o Carnaval e do que representa esse momento de diversão e sociabilidade, mas que também carrega nossa cultura, nossa história e nossas contradições. E esperamos que contribua para uma visão crítica dos alunos, que é um dos grandes papéis do Colégio de Aplicação João XXIII.”

(32) 3229-7602 (Colégio de Aplicação João XXIII)