Helena Carvalho (ao centro) com os professores Cláudia Thomé e Carlos Pernisa Júnior (foto: arquivo pessoal)

A técnica de entrevista utilizada pelo jornalista e cineasta Eduardo de Oliveira Coutinho na produção de documentários pautou a dissertação da acadêmica Helena Oliveira Teixeira de Carvalho. A pesquisa foi desenvolvida e apresentada no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O estudo foi realizado por meio de uma observação intensa do gênero documentário, desde os irmãos Lumière até Eduardo Coutinho. Helena analisou duas obras: Santo Forte e Edifício Master. Ela afirma que  “a entrevista é uma técnica muito comum em documentário, mas Coutinho tinha um estilo próprio. Na minha dissertação eu descrevo o que ele chama de conversa”. As histórias com personagens que se sentiam mais à vontade nos relatos ao cineasta levaram a acadêmica a explorar a pré-produção dos longas.  Nesse contexto, ela observou como todo o trabalho da entrevista era fundamental nos resultados notáveis obtidos pelo autor, “desde o lugar, movimentos de câmera, cenário, personagens, ordem de montagem. Tudo isso influenciava no produto final que sempre virava referência”.

A pesquisadora afirma que, diante do cenário atual do jornalismo e do cinema brasileiro, os princípios de Coutinho são verdadeiros ensinamentos: “às vezes, a gente explora muito a história das pessoas de forma tendenciosa, e ele mostra como deixá-las contarem as próprias histórias, dá a voz ao outro”. O estudo é uma continuação de pesquisas feitas desde a graduação da mestranda. Na opinião dela, o estudo é também importante,  pois “estamos em um contexto em que as histórias de vida estão muito em voga e a dissertação reflete a entrevista, auxiliando na elaboração de novos produtos midiáticos”. Nesse sentido, o professor orientador Carlos Pernisa Júnior reforça que o trabalho pode ser visto, ainda, como “uma maneira de conhecer mais as obras de um cineasta brasileiro com reconhecimento nacional e internacional”.

Contatos:
Helena Oliveira Teixeira de Carvalho (mestranda)
helena.otc@gmail.com

Carlos Pernisa Júnior (orientador)
carlos.pernisa@ufjf.edu.br

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Carlos Pernisa Júnior (orientador – UFJF)
Profa. Dra. Cláudia de Albuquerque Thomé (UFJF)
Profa. Dra. Consuelo da Luz Lins (UFRJ)

Outras informações: (32) 2102 – 3616 – Programa de Pós-Graduação em Comunicação