Dentre mais de 350 empresas que participaram da 2ª Rodada do Programa Finep-Startup, apenas 15 tiveram recomendação para investimento, dentre elas, a Protmat Materiais Avançados, empresa graduada no processo de incubação no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A empresa deve receber, em breve, um aporte da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), que tem como meta apoiar a inovação em instituições iniciantes para a execução de seus planos de crescimento. O valor recebido, no entanto, não pode ser divulgado.

Celso Resende, um dos sócios da Protmat, lembra que tudo começou em 2017, quando os diretores decidiram se inscrever no programa. De lá para cá, passaram por alguns desafios, como a análise do plano de negócios, uma apresentação presencial em São Paulo, auditoria na sede da empresa e também jurídica. “Cumprimos todos os requisitos”, relembra.

De acordo com o site da financiadora o foco do Finep Startup é cobrir a lacuna de apoio e financiamento que existe entre o subsídio feito por programas de aceleração, investidores-anjo e ferramentas de financiamento coletivo (crowdfunding) e o aporte feito por Fundos de Seed Money e Venture Capital. O objetivo final do Programa é fortalecer o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do apoio às empresas brasileiras nascentes de base tecnológica, que tenham papel fundamental na introdução de novas tecnologias e modelos de negócios no mercado, disponibilizando recursos financeiros para que startups com alto potencial de crescimento e retorno possam enfrentar com sucesso os principais desafios de seus estágios iniciais de desenvolvimento, contribuindo para a criação de empregos qualificados e geração de renda para o país.

Embora existam muitos fundos interessados no investimento em empresas de estágios iniciais no Brasil e no mundo, Yuri Resende, também sócio da graduada, afirma que a experiência mostrou uma certa dificuldade em encontrar investidores que estejam alinhados com os objetivos das startups, além de contribuir da forma com que o Programa Finep Startup faz: “uma alternativa muito bem pensada para esses casos dado o perfil da instituição”, avalia.

O gerente de Empreendedorismo no Critt, Leonardo Frossard, comemora a vitória da empresa que participou do processo de incubação entre 2013 e 2017: “Muito dedicados e organizados”. Frossard lembra ainda que, enquanto residente no Centro, a Protmat soube aproveitar as oportunidades, dentre eles capacitações, consultorias, mentorias e participação em eventos do setor: “Se dispuseram a viver na íntegra as chances que a Incubadora oferece aos empresários”.

Frossard lembra, ainda, que o ambiente das incubadoras de empresas e parque tecnológico, possibilita o acesso a um networking muito dinâmico e a uma série de oportunidades que o Sistema de Inovação Brasileiro oferece a empresas de base tecnológica: “Para o empresário que está começando, é fundamental”, aconselha.

Yuri Resende também ressalta a importância do Critt na trajetória da Protmat: “Uma parceria fundamental nos passos iniciais da empresa”, recorda. O sócio ainda sustenta que estar associado ao Centro foi decisivo na disputa de oportunidades, pois, a chancela da UFJF trouxe credibilidade necessária para buscar parcerias com instituições de pesquisa e para a estruturação organizacional da empresa, mesmo quando, nas etapas iniciais, não haviam produtos desenvolvidos.

Como incubar sua empresa  

A Incubadora de Empresas do Critt recebe empresas de base tecnológica por meio de um edital de fluxo contínuo. Com um ambiente especialmente planejado com o propósito de apoiar iniciativas empreendedoras e projetos inovadores, facilitando o seu desenvolvimento por meio do oferecimento de infraestrutura, serviços especializados e assessoria gerencial, o setor abriga novos negócios por um período de tempo limitado e se destaca entre os vários mecanismos criados para estimular a transformação de resultados de pesquisas em produtos e serviços. O principal objetivo da Incubadora é proporcionar condições necessárias para que as empresas possam se preparar e se fortalecer para o mercado e superar as barreiras existentes nos primeiros anos de sua atuação.

Faça sua inscrição.

Outras informações: (32) 2102-3435 (Critt-UFJF)