Acordo possibilita participações do projeto da Faefid em campeonatos mineiros sub-17 e sub-15 (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O sonho de ser um jogador de futebol dos garotos participantes do projeto de extensão Futebol UFJF, da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), ganhou um elemento importante em 2019. Uma parceria entre o programa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Tupynambás vai possibilitar a participação da equipe de base da Faefid nos campeonatos mineiros sub-15 e sub-17.

Na manhã desta quinta-feira, 14, o coordenador da equipe universitária, Marcelo Matta; o diretor da Faefid, Jeferson Vianna; e o vice-diretor de futebol do Tupynambás, Cláudio Dias, realizaram uma cerimônia para a assinatura do termo de parceria entre o projeto de extensão e o clube juiz-forano, atualmente competindo na primeira divisão do Campeonato Mineiro de futebol profissional.

Conforme explicado por Marcelo Matta, a parceria surge como consequência à exigência imposta pela Federação Mineira de Futebol, de que todos os participantes dos campeonatos estaduais Sub-15 e Sub-17 deverão estar vinculados ao futebol profissional. Como o projeto de extensão da Universidade não possui equipe profissional, a ligação com o Tupynambás surgiu como alternativa para manter a equipe universitária na disputa dos campeonatos mineiros.

O coordenador do Futebol UFJF ainda ressaltou que a dinâmica de colaboração irá permitir o intercâmbio de atletas e de bolsistas do projeto na rotina do Tupynambás, de modo a complementar a formação dos futuros futebolistas e profissionais do esporte. “A parceria permite que os meninos tenham sequência nos processos de formação e possibilita aos nossos acadêmicos o acesso ao dia a dia de trabalho de um clube profissional. Tendo em vista o projeto do Tupynambás, pela maneira que ele voltou e está realizando a valorização da marca, acredito que seja um bom negócio.”

“Espero que a nossa parceria dure para sempre”

O diretor da Faefid, Jeferson Vianna, valorizou o trabalho coordenado por Matta e exaltou o acordo com o Baeta. “Sabemos que a principal função de uma faculdade é a formação das pessoas. Então, antes de formar um profissional, temos que formar indivíduos. E é isso que está sendo feito aqui. Uma parceria com o Tupynambás é algo que nos engrandece ainda mais, pela tradição do Baeta. Espero que a nossa parceria dure para sempre, que nossos jovens tenham possibilidade de trabalho e que o Tupynambás possa aproveitar nosso trabalho também”, concluiu.

Após apresentar o projeto de retorno do Baeta ao futebol profissional, iniciado em 2016, o vice-diretor de futebol, Cláudio Dias, ressaltou a importância do acordo com a Universidade. “É uma satisfação poder contar com essa parceria. O Tupynambás tem o privilégio, desde o retorno ao futebol, em poder se vincular à empresas e às instituições de nome e de seriedade. A UFJF contribui com seu profissionalismo e sua competência.”

O projeto Futebol UFJF

O projeto de extensão “Futebol UFJF” surgiu em 2014 e, atualmente, é coordenado pelo professor Marcelo Matta. A equipe conta com o trabalho conjunto de alunos da Faefid, que auxiliam durante todo o processo de treinamento físico e técnico, compondo a comissão técnica de todas as categorias e também aperfeiçoando a arbitragem.

O programa oferece a oportunidade de treinamento gratuito, principalmente para os bairros do entorno da Universidade, visando a formação profissional para garotos a partir de dez anos até a fase adulta, e de garotas a partir de 14 anos, contando com a estrutura da Faefid para a realização dos treinamentos. A entrada de atletas acontece a partir de processos seletivos feitos periodicamente, sempre com divulgação na página do Futebol UFJF.

Outras informações: Futebol UFJF no Facebook