Objetivo é preparar os times Sub-15 e Sub-17 do projeto para o Campeonato Mineiro de 2019 (Foto: Twin Alvarenga)

O projeto de extensão Futebol UFJF, desenvolvido na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e o Tupynambás Futebol Clube acertaram uma parceria para a modalidade de base local, atendendo às exigências da Federação Mineira de Futebol (FMF). De acordo com a entidade, para participar do campeonato de base, o interessado deve ser um clube profissional filiado.

O objetivo é preparar os times Sub-15 e Sub-17 do projeto para o Campeonato Mineiro de 2019. O coordenador da iniciativa, professor Marcelo Matta, explica que, como a UFJF não é um time profissional, a parceria com um clube da cidade permite a adequação às exigências da Federação quanto à participação na disputa.

De acordo com Matta, a expectativa é dar continuidade aos resultados positivos e consolidar ainda mais o futebol de base da UFJF. “É a primeira vez que teremos um clube profissional como parceiro do projeto. Além disso, o Tupynambás tem uma história e uma torcida muito respeitada na cidade. Por ser um clube que gera muita emoção para os torcedores, esperamos que seja uma experiência diferente e enriquecedora”.

A parceria será lançada em coletiva de imprensa que acontece nesta quinta-feira, 14, às 11h, na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid). A coletiva conta com a presença do coordenador do projeto, professor Marcelo Matta, e de representantes da Faefid e do Tupynambás Futebol Clube.

O projeto

Os times Sub-15 e Sub-17 são frutos do projeto de extensão Futebol UFJF, desenvolvido na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) e coordenado por Matta. O projeto acontece desde 2014 e já firmou parcerias com o Uberabinha e com a Associação de Ensino e Pesquisa em Esporte e Lazer (Asepel). No último ano, o time conquistou pela primeira vez o título da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro Sub-17. A equipe sub-15 terminou a fase final em sexto lugar.

O Futebol UFJF conta com a participação de alunos da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF, que desenvolvem treinamento, arbitragem e preparação física, além de integrarem a comissão técnica. Os conhecimentos dos graduandos é aplicado junto aos jovens dos bairros do entorno da Universidade – Dom Bosco e São Pedro, principalmente – que compõem as equipes.

Outras informações: (32) 2102-3293 – Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)