Moradores dos bairros do entorno da  Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) interessados em cursar uma língua estrangeira têm até sexta-feira, dia 15, para se inscrever. O projeto de extensão Boa Vizinhança Idiomas possibilita o ingresso nos cursos de inglês, espanhol, francês, grego clássico, latim, italiano, libras e português (como língua de acolhimento para estrangeiros).

As 35 vagas de cada modalidade são destinadas à comunidade do entorno da instituição que não tenham vínculos com a Universidade. É necessário, também, que o candidato tenha escolaridade mínima de ensino fundamental completo, realizado em escola pública. Além disso, quanto à faixa etária, deve ser igual ou superior a 16 anos, com exceção da língua inglesa, para a qual o aluno deve ter idade mínima de 18 anos.

A seleção dos alunos se dá por meio de sorteio, sendo concedida aos participantes a possibilidade de escolha de dois idiomas no ato da inscrição. Caso não seja contemplado com a vaga na primeira opção, segue concorrendo com a segunda. A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia de Souza Coimbra, ressalta que em situações em que as vagas não são preenchidas por candidatos do entorno, realiza-se uma chamada aberta para os demais bairros do município, sendo mantido o critério de escolaridade. A carga horária é de 60 horas, com aulas duas vezes por semana. Com relação à modalidade de português como língua de acolhimento para estrangeiros, o nível de escolaridade exigida, a idade mínima e a proximidade do bairro é mantida. No entanto, não é necessário a este candidato ser oriundo de escola pública.

A pró-reitora de extensão afirma que nos últimos anos o projeto se ampliou no número de vagas e na possibilidade de estudo de novos idiomas. Ela destaca a importância do Boa Vizinhança para reafirmar o compromisso da UFJF com a comunidade. “Esse projeto tem uma dimensão social muito importante. A primeira é o fortalecimento da relação com os moradores do entorno, que têm na Universidade um espaço de convivência. Com o acesso a uma língua que, normalmente, não teriam porque além do inglês, do espanhol e do francês, há a possibilidade de acesso a outras línguas. É uma oportunidade de enriquecimento cultural, a partir do acesso a um ensino de qualidade no campo linguístico.”

As inscrições podem ser feitas on-line ou presencialmente na secretaria da Proex, das 8h às 17h. Após a seleção, as aulas se iniciarão no dia 18 de março, no prédio da Faculdade de Letras ou no Instituto de Ciências Biológicas Anexo (ICB).

Confira o edital

Outras informações:  (32) 2102-3971 (Pró-Reitoria de Extensão)