O programa possibilita o ingresso nos cursos de inglês, espanhol, francês, grego clássico, latim, italiano, libras e português para estrangeiros (Foto: Caique Cahon)

O projeto de extensão Boa Vizinhança Idiomas oferece a oportunidade de aprendizagem de línguas estrangeiras para moradores dos bairros do entorno da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O edital para preenchimento das 280 vagas no I módulo dos cursos será aberto na próxima sexta-feira, 25, no site da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Os candidatos podem se inscrever a partir do dia 4 de fevereiro seguindo as orientações do processo seletivo.

O programa possibilita o ingresso nos cursos de inglês, espanhol, francês, grego clássico, latim, italiano, libras e português (como língua de acolhimento para estrangeiros). As 35 vagas de cada modalidade são destinadas à comunidade do entorno da instituição que não tenham vínculos com a Universidade. É necessário, também, que o candidato tenha escolaridade mínima de ensino fundamental completo, realizado em escola pública. Além disso, quanto à faixa etária, deve ser igual ou superior a 16 anos, com exceção da língua inglesa, para a qual o aluno deve ter idade mínima de 18 anos.

Particularidades

A seleção dos alunos se dá por meio de sorteio, sendo concedida aos participantes a possibilidade de escolha de dois idiomas no ato da inscrição. Caso não seja contemplado com a vaga na primeira opção, segue concorrendo com a segunda. A Pró-reitora de Extensão, Ana Lívia de Souza Coimbra, ressalta que em situações em que as vagas não são preenchidas por candidatos do entorno, se realiza uma chamada aberta para os demais bairros do município, sendo mantido o critério de escolaridade. A carga horária é de 60 horas, com aulas duas vezes por semana.

Com relação à modalidade de português como língua de acolhimento para estrangeiros, o nível de escolaridade exigida, a idade mínima e a proximidade do bairro é mantida. No entanto, não é necessário a este candidato ser oriundo de escola pública.

A Pró-reitora de extensão afirma que nos últimos anos o projeto se ampliou no número de vagas e na possibilidade de estudo de novos idiomas. Ela destaca a importância do Boa Vizinhança para reafirmar o compromisso da UFJF com a comunidade. “Esse projeto tem uma dimensão social muito importante. A primeira é o fortalecimento da relação com os moradores do entorno, que têm na Universidade um espaço de convivência. Com o acesso a uma língua que, normalmente, não teriam porque além do inglês, espanhol e francês, há a possibilidade de acesso a outras línguas. É uma oportunidade de enriquecimento cultural, a partir do acesso a um ensino de qualidade no campo linguístico”, aponta Ana Lívia.

As inscrições podem ser feitas on-line –  a partir do link que será disponibilizado no edital – ou presencialmente na secretaria da Proex, de 4 a 15 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Após a seleção, as aulas se iniciarão no dia 18 de março, no prédio da Faculdade de Letras ou no Instituto de Ciências Biológicas Anexo (ICB).

Outras informações:  (32) 2102-3971 – Pró-Reitoria de Extensão