Os professores Pedro Henrique Berbert de Carvalho e Clara Mockdece Neves, do Departamento de Educação Física do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), publicaram um artigo científico no periódico Body Image, revista internacional que é referência para estudos sobre imagem corporal e aparência física humana.

O trabalho intitulado “Is the Drive for Muscularity Scale a valid and reliable instrument for young adult women?”, procurou testar se um instrumento de medida psicológica era válido e confiável para avaliar a preocupação de mulheres jovens em relação à muscularidade. “Observamos que na atualidade as mulheres desejam um corpo não somente magro, mas também definido. Na Psicometria (uma área de estudo dentro da Psicologia) buscamos desenvolver e testar instrumentos de medida que possam avaliar atitudes, comportamentos, crenças, entre outros. Para que possamos utilizar esses instrumentos na prática clínica e da pesquisa precisamos avaliar previamente se eles apresentam indicadores de validade e confiabilidade. Foi isso que propusemos neste trabalho”, destacou o professor Pedro Henrique Berbert.

Para Pedro Henrique, a publicação do artigo na Body Image demonstra o potencial do campus Governador Valadares. “Enquanto servidor público, docente, fico feliz por observar que a Universidade vem cumprido seu papel social. Essa pesquisa foi toda desenvolvida na UFJF e conta com integração intercampi. Esse artigo é prova do potencial que nossa Universidade tem na produção de conhecimento”.

O artigo contou ainda com a colaboração da professora Maria Elisa Caputo Ferreira, professora do campus Juiz de Fora; e de Juliana Fernandes Filgueiras Meireles e Fernanda da Costa Oliveira, parceiras do laboratório de pesquisa.

O artigo pode ser acessado aqui.