Prazo vai até 31 de março e podem se inscrever estudantes, profissionais e docentes de diferentes áreas do conhecimento em Saúde (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Está aberto até 31 de março de 2019 o prazo para a submissão de artigos científicos para a HU Revista, periódico de acesso aberto e publicação eletrônica vinculada ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh). Poderão ser inscritos resultados de investigações, artigos originais, revisões de literatura, relatos de casos, comunicações breves, cartas ao editor e editoriais produzidos por estudantes, profissionais e docentes de diferentes áreas do conhecimento em saúde. O envio dos textos pode ser feito pelo site da publicação.

Segundo a enfermeira Graciela Duque, que compõe o corpo editorial, o periódico pretende reunir artigos de pesquisadores de todo o país. “A HU Revista é um instrumento importante para o Hospital Universitário de Juiz de Fora, mas também para a própria Rede Ebserh. Pretendemos incentivar a publicação de pesquisas desenvolvidas por estudantes e profissionais do Brasil”, explica.

Reestruturações
A HU Revista passou por melhorias conduzidas pelo novo corpo editorial, composto por profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Além de finalizarem a publicação de edições anteriores, os colaboradores trabalharam na estruturação do fluxo editorial. “Renovamos o cadastro de avaliadores. Isso garante mais eficiência e reduz o tempo de análise dos artigos submetidos”, explica o cirurgião-dentista e membro do corpo editorial Rodrigo César Santiago.

Para as novas edições, os autores também passarão a contar com novas diretrizes de publicação, além de se beneficiarem com a modalidade “Ahead of Print” (AOP), que publica os artigos separadamente, antes da finalização dos números. O objetivo é adiantar a publicação de resultados científicos relevantes.

Um novo layout também foi totalmente desenvolvido para o site e para a publicação. “Isso torna o acesso mais intuitivo e agradável”, acrescenta o cirurgião-dentista Daniel Marlière, que também compõe o corpo editorial.

Sobre a publicação
Criada em 1974, a HU Revista é um periódico trimestral que publica resultados de investigações na área da saúde por meio de artigos originais, revisões de literatura, revisões sistemáticas, relatos de casos, comunicações breves, cartas ao editor e editoriais. A publicação é indexada no LILACS/BVS, Latindex, PKP, Diadorim, periódicos de Minas e periódicos Capes, além de estar disponível no Portal de Periódicos da UFJF.

Atualmente, o corpo editorial é vinculado à Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-UFJF/Ebserh.  Ele é composto pela médica e professora da UFJF, Hélady Sanders Pinheiro (editora-chefe); pela enfermeira Graciela Duque e pelos cirurgiões-dentistas Rodrigo César Santiago e Daniel Amaral Alves Marlière. Os membros, que se reúnem semanalmente, também contam com o apoio do bolsista de treinamento profissional e aluno do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, Luã Dornella, que desenvolve a arte de capa e realiza a editoração de layout.

HU Revista