Reitor Marcus David destacou a competência e persistência dos formandos (Foto: Ivan Bretas)

“Vocês podem ter muito orgulho destes novos profissionais que apresentamos à sociedade, pois são muito competentes e preparados. Além do esforço que realizaram para desenvolver todas as suas competências e habilidades, os formandos também enfrentaram os desafios de um campus em construção. Eles mostraram não apenas a sua competência intelectual e profissional, mas também muita garra e persistência”. Com essas palavras direcionadas aos amigos e familiares de 66 formandos, o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Marcus David, encerrou a Colação de Grau dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito do campus Governador Valadares.

Professora Schirley Policário entregou à filha o diploma de advogada (Foto: Ivan Bretas)

A cerimônia realizada na noite desta segunda-feira, 28, no Auditório do Colégio Imaculada Conceição, foi marcada por sorrisos e lágrimas de alegria sobretudo de mães e pais orgulhosos por testemunharem o sucesso dos filhos. Dentre as mães, uma em especial teve a oportunidade de entregar o diploma para a filha durante a solenidade. Schirley Policário, professora do departamento de Ciências Contábeis da UFJF-GV, entregou à Anna Carolina Policário Bertolin o diploma de advogada.  “Eu fico emocionada porque eu trabalho nesta universidade e sei da qualidade do ensino que é oferecido. Foi um momento único e será sempre inesquecível”.

Anna Carolina passou no exame da Ordem dos Advogados Brasil um ano antes de se formar. “Este resultado demonstra a capacidade da minha filha e a qualidade da UFJF-GV”, ressaltou Schirley.

A emoção também era visível no rosto do formando de Administração Wellington Vespasiano Neves. Aos 48 anos, o valadarense percebeu na UFJF-GV a oportunidade de se formar em uma universidade pública, repetindo os passos do filho também egresso da instituição. “Ano passado meu filho se formou em fisioterapia e hoje eu me torno administrador. Estas duas conquistas não seriam possíveis sem a UFJF aqui na nossa cidade”.

Futuro

Wellington Vespasiano foi o juramentista da turma de formandos do curso de Administração (Foto: Ivan Bretas)

Finalizada a graduação, os novos profissionais começam a fazer planos para o futuro.  Servidor da Prefeitura de Governador Valadares, Wellington Vespasiano pretende colocar em prática todos os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula.

Natural de Leopoldina, a egressa do curso de Direito Mariana Ávila D’ornellas conseguiu um emprego na Defensoria Pública da União, em Governador Valadares. “Passei na OAB antes de me formar e logo conquistei este emprego. Fato que me possibilita conviver com o direito todos os dias. Agora meu sonho é passar em um concurso de cartório, até lá pretendo ficar aqui em Governador Valadares”.

Passar em um concurso também é o desejo da formanda do curso de Ciências Contábeis, Thaynara Vieira Oliveira. “Pretendo voltar para Ipatinga, retomar o convívio diário com a minha família e me preparar para passar em um concurso na minha área”.

Já para alguns formandos a graduação é apenas o início da trajetória acadêmica. Formada em Ciências Econômicas, a valadarense Valquíria Soares da Silva pretende continuar os estudos em uma pós-graduação.  “Adorei ter feito o curso e agora quero tentar uma pós-graduação na área de finanças”.