Edital visa estimular docentes e TAEs a realizarem ações que atendam demandas da sociedade civil organizada (Imagem: Pixabay)

Por meio do 1º Fórum Popular de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  a Pró-reitoria de Extensão (Proex) abriu edital para projetos voltados para movimentos sociais que visam estimular professores e técnico-administrativos em educação (TAEs) de nível superior a realizarem ações que possam atender as demandas da sociedade civil organizada a fim de fortalecer esses movimentos que promovem direitos sociais, políticos, econômicos e cidadania. O edital propõe a criação de dez projetos no campus de Juiz de Fora e cinco no campus de Governador Valadares, e as propostas devem ser feitas até o dia 18 de março por meio da plataforma Siga-Extensão.

O programa de apoio à sociedade civil organizada por meio dos movimentos sociais  foi aprovado pelo Conselho Superior, e o edital atende a sete áreas (desde justiça de gênero, étnico, racial e direitos da população LGBTTI até saúde e educação), abrangendo mais de dez organizações sociais.

Ana Lívia Coimbra: “Com este edital, estamos valorizando o conhecimento dos docentes e dos técnico-administrativos de nível superior que desenvolvem trabalhos na área junto à sociedade civil organizada” (Foto: Twin Alvarenga)

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, o edital apresenta três pontos importantes para a Proex. “Primeiramente, vamos desenvolver ações de extensão a partir de demandas da própria comunidade externa, respondidas por meio da ação acadêmica de extensão. Outro ponto importante é que estamos valorizando o conhecimento dos docentes e dos técnico-administrativos de nível superior que desenvolvem trabalhos na área junto à sociedade civil organizada. E o terceiro é o envolvimento dos estudantes neste programa, já que teremos quatro trabalhando na gestão do programa, dois de graduação e dois de pós-graduação e, ao mesmo tempo, 30 estudantes de graduação trabalhando com os projetos junto aos professores.”

Confira o edital.

Outras informações: (32) 2102-3971 (Pró-reitoria de Extensão -Proex)