Coordenadora da equipe de Cerimonial, Ana Paula Dutra, passou orientações gerais e respondeu dúvidas dos representantes das turmas (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Representantes das turmas que irão participar da colação de grau reuniram-se, nesta quarta-feira, 16, na Diretoria de Imagem Institucional, com a equipe de Cerimonial da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A cerimônia para os alunos que realizaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, Enade 2018 acontece no dia 30 de janeiro em dois horários: às 18h, para quatro cursos; e às 20h, para outros sete cursos, no Cine-Theatro Central.

A coordenadora da equipe do Cerimonial, Ana Paula Dutra, explica que a realização da reunião visa possibilitar que os formandos tirem dúvidas. “A gente convoca essa reunião para passar algumas informações gerais e para responder questionamentos dos alunos”, afirma. Além das orientações, também foi realizado um sorteio para determinar qual curso seria responsável por indicar o orador de cada cerimônia. Para o primeiro grupo, ficou definido que o orador será do curso de Administração Pública, enquanto, para o segundo, será um dos formandos de Direito.

Os nomes e contatos dos oradores devem ser informados ao cerimonial até o dia 23 de janeiro. Eles precisam enviar o discurso para o e-mail do cerimonial até o dia 25, para que o texto possa ser anexado à pauta da cerimônia e levado pela equipe no dia da colação de grau. “O texto não vai sofrer nenhum tipo de censura. É uma precaução para que não aconteça do orador esquecer de levar o discurso e ter que improvisar na hora”, explica Ana Paula.

Já os juramentistas são um para cada curso, que devem ser escolhidos pela turma e ter o nome enviado para o e-mail do cerimonial até o dia 23 de janeiro. Há um modelo para cada curso disponível no Cerimonial, mas o juramentista pode fazer alterações ou escolher outro juramento. Neste caso, precisa enviar o texto para o cerimonial até o dia 25.

Outra dúvida comum entre os formandos é em relação ao “nada consta” na Biblioteca, exigida para que a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) autorize a colação de grau. “Os alunos que estiverem com tudo regularizado até o dia 25 não precisam se preocupar com o nada consta, pois a Biblioteca irá enviar para a Cdara os nomes com pendências. Já os alunos que se regularizarem depois do dia 25 precisam comparecer à cerimônia com o ‘nada consta’ em mãos”, esclarece Ana Paula.

No dia da Colação
No dia da colação, os formandos devem chegar ao Cine-Theatro Central com pelo menos uma hora e meia de antecedência. Neste tempo, acontecem a checagem se todos os formandos estão aptos a colar grau; a entrega da beca; a assinatura do termo de colação e a organização da fila da entrada no teatro.

As filas são organizadas por curso e por ordem alfabética. Os alunos ficam concentrados na galeria lateral ao Cine-Theatro Central, onde haverá banner com a identificação dividindo por cursos. Este é o momento indicado para que os alunos tirem fotos, pois após a cerimônia eles saem do local sem a beca.

A duração prevista para a cerimônia é de cerca de 60 minutos. Os formandos deverão entrar com o capelo na mão esquerda e só colocá-lo após o juramento e o ato de colação, que será feito pelo reitor junto ao aluno juramentista. Depois da cerimônia, os alunos podem levar o capelo como recordação. Já a beca deve ser devolvida imediatamente após o término da colação, no terceiro andar do teatro.

A chamada ao palco será realizada por curso, e os formandos serão chamados, com o capelo na cabeça, para receber os cumprimentos do diretor e coordenador dos respectivos cursos e das autoridades presentes na mesa. Após a cerimônia, será entregue o diploma para aqueles que não tiverem pendência na Biblioteca e que apresentarem o protocolo de participação da Colação, que será entregue aos presentes no final da solenidade.

A UFJF realiza cobertura fotográfica da colação de grau e disponibiliza as imagens no site, após a cerimônia. Fotógrafos particulares contratados só entrarão com convite, não podem subir ao palco e devem tirar as fotos sem flash.

A representante da turma de Ciências Contábeis, Adrielle Faria, ressalta que a reunião é um momento essencial para tirar as dúvidas dos formandos e que facilita na compreensão do que deve ser feito durante a colação de grau. “Muitos colegas estavam com dúvidas em relação à hora de colocar o capelo, ao tempo de espera na fila e às possibilidades de atendimento especial para gestantes, por exemplo. Então é muito importante vir aqui, esclarecer tudo e repassar as informações para a turma”, diz.

Caso algum dos formandos ou convidado precise de atendimento especial, o cerimonial pede que seja enviada a solicitação por e-mail para que a equipe possa adaptar a cerimônia.

Retirada dos convites
Cada aluno tem direito a cinco convites, sendo dois vips – com localização na galeria lateral do Theatro – e três comuns. Os formandos poderão retirar os convites para a colação de grau, no período de 22 a 28 de janeiro, das 8h às 18h, e no dia 29 de janeiro, das 8h às 17h, na Diretoria de Imagem Institucional, no prédio da Reitoria. Caso o convite seja retirado por um terceiro, é necessário apresentar um documento com foto e também foto da carteirinha de estudante do formando. A redistribuição de convites não entregues será realizada no dia 29 de janeiro, das 17h às 18h.

Confira os horários das cerimônias por curso

Colação de Grau A, dia 30 de janeiro, às 18h

Administração
Administração Pública – EAD
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas

Colação de Grau B, dia 30 de janeiro, às 20h

Comunicação Social
Design
Direito
Jornalismo
Psicologia
Serviço Social
Turismo