Cerimônia marcou a inserção de 35 novos profissionais no mercado. (Foto: Ivan Bretas)

A Universidade Federal de Juiz de Fora concedeu grau acadêmico a formandos dos cursos de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia do campus Governador Valadares. A cerimônia de Colação de Grau 2018.2 foi realizada nesta segunda, 14, e celebrou o início da carreira de 35 novos profissionais. A solenidade foi presidida pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, que na ocasião representou o reitor da UFJF, prof. Marcus David.

Cassiano destacou a importância do ensino público, gratuito e de qualidade. (Foto: Ivan Bretas)

“A colação de grau é um ato de prestação de contas, onde a universidade apresenta profissionais a uma sociedade que investe tanto na instituição”, destacou Amorim. Ainda segundo o pró-reitor, a cerimônia exibe o resultado do trabalho da UFJF, principalmente em Governador Valadares, com apenas seis anos de atividades acadêmicas. “É importante que a cidade veja os estudantes sendo formados, e que tenha conhecimento também do trabalho deles como profissionais bem qualificados, com formação profissional e cidadã, e que vão atuar no país em prol dessa mesma sociedade”, comentou.

Nesse sentido, o vice-diretor da UFJF-GV, prof. Fábio Pieri, destacou também os méritos alcançados pelos formandos e profissionais da UFJF-GV, muitas vezes antes da conclusão da graduação: “nossos estudantes estão sendo muito bem formados, com resultados factíveis, como as avaliações do Ministério da Educação, a aprovação no Exame na Ordem dos Advogados do Brasil e em concursos variados das áreas da saúde e das ciências sociais. Hoje colocamos mais profissionais no mercado de trabalho, que saem com grande qualidade e vão contribuir para o crescimento de suas áreas na sociedade brasileira”.

Formandos destacam superação de barreiras na formatura
Oradora da colação, a agora nutricionista Thainá Richelli Resende destacou em seu discurso as conquistas alcançadas por estudantes e professores durante a graduação: “Tivemos o privilégio de estudar em uma universidade pública, onde a pesquisa e a extensão são atividades que estão caminhando com muita força. O empenho de alunos e professores é visível, a população se beneficia e a Universidade se consolida na cidade e região como grande potência na melhoria do acesso à informação e à saúde”.

Lilian comemora a conquista sob olhares emocionados da mãe e da avó. (Foto: Ivan Bretas)

A conquista do diploma de graduação nesta tarde representa para Lilian Lopes Barbosa a superação de obstáculos e motivo de orgulho para a família. “Estou realizando um sonho. Cursar Odontologia em uma universidade pública era algo irreal para mim. Tive uma família que sempre me incentivou, e me permitiu concluir esse sonho. Sem eles nada seria possível”, comentou a formanda, sob olhares carinhosos da mãe e da avó. Emocionada, Delcina tentou traduzir a felicidade em formar sua filha: “é uma emoção inexplicável. Somos de família humilde, e conseguir formar minha filha foi a coisa mais linda da minha vida. Estou sem palavras, muito emocionada”.

Também participaram da solenidade o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, prof. Julvan Moreira de Oliveira; a vice-diretora do Instituto de Ciências da Vida, profa. Waneska Alves; a coordenadora do curso de Educação Física, profa. Meirele Rodrigues da Silva; a coordenadora do curso de Farmácia, profa. Regina Gendzelevski Kelmann, a coordenadora do curso de Fisioterapia, profa. Cristina Martins Coelho; a coordenadora do curso de Nutrição, profa. Angélica Cotta Lobo; o vice-coordenador do curso de Odontologia, prof. Eliseu Aldrighi, e o representante do Diretório Central dos Estudantes, Webert Oliveira Arão.

Confira em breve todas as fotos da cerimônia.