Cerimônia está marcada para o dia 14 de janeiro. (Foto: arquivo UFJF-GV)

Em reunião realizada na sede administrativa da UFJF-GV, o setor de Comunicação, Cultura e Eventos do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) definiu junto aos representantes das turmas de formandos os detalhes da colação de grau. A cerimônia acontece no dia 14 de janeiro, às 16h, no Auditório da Unipac.

Durante o encontro, foram escolhidos os juramentistas e sorteado o orador da colação unificada das turmas de Farmácia, Nutrição, Odontologia, Educação Física e Fisioterapia. Participaram do sorteio os indicados dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Farmácia; os demais cursos não quiseram indicar representantes para orador. O estudante sorteado deverá enviar o discurso com antecedência para o e-mail comunicacao.gv@ufjf.edu.br. Confira ao final da matéria a relação de formandos que serão responsáveis pelos atos da cerimônia.

O único curso do Instituto de Ciências da Vida que não fará parte da cerimônia é a Medicina. Isso porque os estudantes aptos a ser formarem ainda não completaram a carga horária de estágio em internato exigida. Já os discentes dos cursos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas não serão incluídos na colação de grau do dia 14 em virtude do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). É que de acordo com o cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – responsável pela avaliação – os resultados dos estudantes regulares só será divulgado em 2 de janeiro de 2019. Além disso, o órgão prevê a solicitação de dispensa pelos alunos não regulares até o final do mesmo mês. Somente após esse período é que os discentes de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito estarão aptos a se formarem.

Convites
Cada formando receberá cinco convites, que deverão ser apresentados por seus convidados na porta do auditório onde acontece a cerimônia, sendo que o estudante que irá colar grau não necessita de convite para o evento. Crianças com 5 anos de idade ou mais devem apresentar convite para a colação de grau.

A distribuição dos convites ocorrerá entre os dias 9 e 11 de janeiro, das 8h às 17h, no setor de Comunicação, localizado na sede administrativa da UFJF-GV. O responsável deverá apresentar documento de identificação e assinar o recebimento. Caso o formando precise de um representante para recolher os convites, deve enviar e-mail para comunicacao.gv@ufjf.edu.br com seus dados próprios e os dados de quem buscará o convite.

Orientações aos formandos
Os diplomas serão entregues no mesmo dia da colação. Podem retirá-los os acadêmicos que tiverem concluído o curso e que não possuam pendências junto às bibliotecas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e do Instituto de Ciências da Vida da UFJF-GV. Aqueles que possuem algum tipo de débito ou pendência têm que solicitar o “Nada Consta”. Para checar se você se inclui neste grupo, basta acessar o SIGA Acadêmico.

A beca deverá ser devolvida ao final do evento. Os registros fotográficos devem ser feitos da área da plateia. Vale lembrar que o formando receberá o seu diploma na ocasião da colação de grau. É permitido nomear um procurador para retirar o diploma. Para isso, o formando deve lavrar procuração pública (feita em cartório) e entrar em contato antecipadamente com a Gerência de Graduação (gerencia.graduacao.gv@ufjf.edu.br). É importante lembrar que esse procurador apenas estará autorizado a retirar o documento ao final da cerimônia, não poderá, em qualquer hipótese, subir ao palco para receber o diploma como os demais formandos, tampouco vestir a beca.

Para a colação é solicitado que o formando chegue uma hora antes da cerimônia, para assinar o termo de colação junto à Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), vestir a beca e ser posicionado corretamente na fila.

O auditório da Unipac fica localizado à Rua Manoel Byrro, nº 241, no bairro Vila Bretas. Pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção devem entrar pela Rua Jair Rodrigues Coelho, nº 211.

Orador: Thainá Richelli Oliveira Resende
Juramentistas: Thamires Sabino Pires (Educação Física)
Luciana Maria Rocha de Almeida (Farmácia)
Ailla Karolyne Caetano Aguiar (Fisioterapia)
Lais Sousa Costa (Nutrição)
Lilian Lopes Barbosa (Odontologia)