Objetivo é investir em visitas de professores do exterior que possam contribuir de forma inovadora para os programas de pós-graduação da UFJF (Imagem: Visualhunt)

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgaram, nesta quinta-feira, 13, o Edital de recepção de propostas apresentadas por programas de Pós-graduação da UFJF, destinadas às atividades do Global July, que ocorre entre os dias 22 de julho e 9 de agosto de 2019.

Serão recepcionadas para avaliação as propostas que indiquem professores vinculados a Instituições de Ensino, Pesquisa, Inovação ou similares no exterior, em todas as áreas do conhecimento, cujas formações e experiências representem uma contribuição inovadora aos programas de Pós-graduação da UFJF.

As propostas aprovadas contarão com financiamento de transporte aéreo e transporte terrestre de ida e volta até Juiz de Fora, assim como auxílio financeiro diário.

O professor do exterior proposto deve ser detentor do título de doutorado ou equivalente, e também indicar, documentalmente, ciência da proposta de atividade do Global July apresentada, além de estar em situação regular no Brasil.

Internacionalização
O gerente de Relações Internacionais, Hugo Rocha, destaca que, graças ao Global July, “julho já está se tornando um mês de foco na internacionalização na UFJF. Acredito que, com esta parceria entre a DRI e a Propp, conseguiremos atrair mais parceiros internacionais para o nosso programa, que vai diversificar ainda mais nossos cursos e abrir portas para novas parcerias. Queremos, cada vez mais, enriquecer essa atmosfera de internacionalização que pretendemos criar durante o próximo Global July, em 2019”.

Candidaturas
Os programas de Pós-graduação da UFJF que queiram se candidatar devem encaminhar suas propostas presencialmente à Propp, até o dia 20 de janeiro de 2019; também é necessário preencher um formulário, disponível neste link. Os projetos devem conter, obrigatoriamente, a documentação de criação da disciplina; a indicação do professor do exterior; o plano de curso; o atestado de ciência, por parte do professor, da proposta; além de justificativa e atestado de capacidade técnica do docente. A relação completa da documentação exigida, assim como os critérios de seleção, podem ser conferidos no edital.  

O resultado final será divulgado na página da Propp, no dia 25 de janeiro de 2019.

Confira a íntegra do edital.

Outras informações
(32) 2102-3785 – Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa
(32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais