Diante da necessidade de defender o ensino público do país, as 63 universidades federais do Brasil lançarão, nesta quinta-feira, 13, às 11h, o vídeo inaugural da campanha que divulga a importância das instituições para a sociedade. Além do ensino, a campanha visa ao esclarecimento da relevância de todos os serviços prestados pelas universidades federais, presentes no cotidiano da população e que seguem para além dos espaços acadêmicos, disseminando conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão.

A campanha é uma ação coletiva idealizada pelo Colégio de Gestores de Comunicação (Cogecom) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O Diretor de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Márcio Guerra, assume a coordenação do Cogecom em janeiro de 2019 e está trabalhando com a atual coordenação no desenvolvimento de campanhas de valorização do ensino público brasileiro. “A gente vai fazer campanhas diversificadas, voltadas para os diversos públicos. O objetivo é que toda a sociedade brasileira saiba do valor das universidades. É um trabalho de desconstrução do discurso que tenta diminuir a importância dessas instituições”, explica.                                                                                                                                                  

Este primeiro vídeo, elaborado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), servirá como piloto para as outras produções que serão feitas pela campanha. Guerra ressalta que todos os próximos vídeos serão produzidos de forma unificada pelas universidades, com o intuito de mostrar a realidade de várias instituições em diferentes setores de atuação. “As universidades vão lançar os vídeos na mesma hora, no mesmo momento. Aqueles que têm rádio e TV vão espalhar também para esses veículos, além de divulgar para a imprensa local”, conta.

Outras informações: (32) 2102-3970 – Diretoria de Imagem Institucional