Da esquerda para a direita: professor Marcos Tanure Sanabio, a orientadora Carolina Alves Magaldi, Inêz Cristhina Assis Marcelino, professor Leonardo Ostwald Vilardi e professor Paulo Lourenço Domingues Junior (foto: arquivo pessoal)

Uma dissertação realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) buscou analisar o Programa de Apoio à Qualificação da Universidade (Proquali), na perspectiva do modelo de gestão por competências. O estudo foi desenvolvido e apresentado pela acadêmica Inez Cristhina Assis Marcelino, no Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

O estudo contextualiza, primeiramente, que o Proquali é um programa destinado a apoiar a formação dos servidores do quadro de pessoal ativo da UFJF em cursos de graduação e pós-graduação. Já a gestão por competências refere-se à definição e à formalização de um conjunto de aptidões que a instituição busca identificar e valorizar em seus trabalhadores, utilizando-as como parâmetro para definir as suas bases administrativas.

Nesse sentido, a questão norteadora para a dissertação foi “como alinhar a proposta do Proquali ao modelo de gestão por competências?”. A acadêmica explica que no trajeto da pesquisa estabeleceu objetivos específicos: “descrever o modelo de gestão por competências; analisar o Programa de Apoio à Qualificação e propor um plano de ação educacional para auxiliar a UFJF na gestão de uma política institucional de formação para o serviço”.

Para compreender melhor a implementação da gestão por competências, bem como os programas similares ao Proquali, foram aplicados questionários em outras 10 universidades federais de Minas Gerais e em um grupo focal com 6 servidores que tiveram diferentes experiências com o sistema.

A pesquisa revelou que a UFJF tem o desafio de ampliar ainda mais os investimentos nessa política institucional. De acordo com Inez, “a melhora desta política implicará no estabelecimento de uma comissão intersetorial com o objetivo de diagnosticar as competências essenciais à organização, articulando o desenvolvimento individual e institucional para a definição de ações de capacitação com base no modelo de gestão por competências”.

A orientadora da dissertação, professora Carolina Alves Magaldi, ressalta a importância do estudo ao afirmar que “a contribuição está em um plano de ação educacional que objetiva propor uma política de gestão por competências que valorizaria, ainda mais, a formação e a atuação do servidor público da Universidade, impactando a qualidade dos serviços prestados na instituição”.

Contatos:
Inez Cristhina Assis Marcelino (mestranda)
qualifica.progepe@ufjf.edu.br

Carolina Alves Magaldi (orientadora – UFJF)
carolina.magaldi@letras.ufjf.br

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Carolina Alves Magaldi (orientadora – UFJF)
Prof. Dr. Marcos Tanure Sanabio (UFJF)
Prof. Dr. Leonardo Ostwald Vilardi (UFJF)
Prof. Dr. Paulo Lourenço Domingues Junior (UFRJ)

Outras informações:  (32) 4009-9319 Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública