Equipe foi selecionada pelo projeto “Circula Minas” para visitar à Universidade do Porto (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Equipe foi selecionada pelo projeto “Circula Minas” para visitar à Universidade do Porto (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O grupo de pesquisa “Patrimônio e Relações Internacionais” do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi selecionado para participar do projeto “Circula Minas”, da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais. A equipe, que se prepara para a viagem a Portugal, está vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)  e ao Centro de Conservação da Memória (Cecom).

A previsão para a chegada dos integrantes é nesta sexta-feira, 7, com retorno previsto para o próximo dia 16. O grupo existe desde 2016 e se especializou em estudos e pesquisas sobre patrimônios da humanidade do Estado de Minas Gerais, com ênfase na compreensão dos processos de salvaguarda e difusão de sua potencialidade internacional.

Os pesquisadores farão visita técnica na Universidade do Porto, com o objetivo de promover trocas acadêmicas e institucionais com professores e estudantes ligados ao Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (Citcem) ligado à Faculdade de Letras da universidade portuguesa. Para a visita, foram selecionados seis integrantes do grupo, em virtude  de suas pesquisas no âmbito da memória e do patrimônio.

A viagem será liderada pelo professor do Departamento de História e membro do grupo de pesquisa, Rodrigo Christofoletti. “Teremos a possibilidade de interagir com profissionais de um dos mais conceituados centros de preservação do patrimônio da Europa”, comenta.

Na programação estão previstas palestras ministradas pelo grupo, pronunciamento institucional de alguns pesquisadores, visita aos laboratórios de Memória e Patrimônio Histórico, entre outras atividades.