Terminam nesta terça-feira, dia 4, as inscrições para o Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação, o Piigrad 2019, organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Podem se candidatar todos os alunos de graduação da UFJF, dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, sem restrições de cursos ou áreas prioritárias. Basta que o aluno tenha concluído pelo menos um semestre letivo do seu curso até a data da inscrição, com índice de rendimento acadêmico (IRA) igual ou superior a 60. As 165 vagas de intercâmbio estão distribuídas em 55 instituições de ensino pelo mundo. Ao todo, a UFJF ofertará 21 bolsas de estudos, os demais aprovados terão descontos nas mensalidades, porém, deverão custear viagem e estadia durante o período no exterior.  O início do intercâmbio está previsto para setembro de 2019. Para se inscrever, clique aqui.

Bolsas

São oferecidas 21 bolsas de estudo, financiadas com recursos próprios da UFJF, com montantes que variam de acordo com o destino escolhido pelo aluno e o tempo de permanência. Os valores são vinculados ao dólar e convertidos em reais conforme o câmbio da data de geração da folha de pagamento, variando de U$ 850 a U$ 6.500. A distribuição do benefício se refere, prioritariamente, aos estudantes aprovados vinculados ao Programa de Apoio Estudantil, e, em seguida, pela ordem, das melhores colocações no processo seletivo. Além disso, só é elegível o aluno que tenha concluído entre 20% e 90% dos créditos de seu curso no ato da inscrição.

Processo Seletivo

O processo seletivo é realizado em quatro etapas: análise do IRA e das atividades extracurriculares (80 pontos), análise de vídeo individual (20 pontos), comprovação da proficiência exigida e recebimento da carta de aceite da universidade de destino.

A primeira etapa do edital tem caráter eliminatório e classificatório, sendo 40 pontos referentes à análise do IRA do aluno e 40 pontos referentes ao compilado de documentos comprobatórios de atividades extracurriculares.

Com caráter eliminatório e classificatório, a segunda etapa vale até 20 pontos. Constitui-se da análise de um vídeo individual de até 90 segundos, feita por uma banca formada especificamente para este fim. São avaliados, principalmente, os critérios e justificativas apresentadas pelo aluno para ter escolhido a instituição de destino (até 10 pontos); a argumentação do candidato sobre sua capacidade de representar a UFJF no exterior (até 5 pontos); e a capacidade do estudante em demonstrar de que maneira o intercâmbio pode contribuir para sua formação e para o crescimento da UFJF e de sua comunidade (até 5 pontos).

A terceira etapa tem caráter eliminatório e consiste na entrega, por parte do candidato, da comprovação da proficiência em idiomas e das demais exigências definidas em cada instituição

Como quarta etapa, as instituições estrangeiras conveniadas deverão emitir a carta de aceite como comprovação final da aprovação do aluno classificado nas três etapas anteriores.

O edital pode ser acessado pelo link.

Outras informações: (32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais