Competição busca despertar o interesse de estudantes do ensino fundamental pelas áreas de Engenharia (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A tarde desta segunda-feira, 3, foi marcada pelo início do concurso “Ponte nas Escolas”, realizado no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A competição é organizada pelos alunos do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Civil (PET) Civil e tem como objetivo despertar o interesse de estudantes pelas áreas de engenharia.

Nesta sexta edição, os alunos do oitavo e nono anos do ensino fundamental da Escola Municipal Adhemar Rezende de Andrade e da Escola Estadual Nyrce Villa Verde Coelho Magalhães, ambas do Bairro São Pedro, foram os escolhidos para o desafio da construção de pontes, usando folhas de papel cartão, estilete, régua, tesoura e cola.

O primeiro dia foi de orientações dos integrantes do PET Civil aos oito grupos participantes, formados por 40 adolescentes da rede pública de ensino, e de apresentação de um molde da ponte que deverá ser reproduzida pelos alunos. Umas das organizadoras e integrante do PET, a estudante do período do Curso de Engenharia Civil, Thaina Faria de Oliveira, acredita que os alunos do ensino fundamental têm certa resistência às disciplinas de Exatas, como Matemática e Física. Segundo Thaina, essa dificuldade pode ser resolvida colocando essas matérias em prática. “Falta a execução para enxergar a aplicabilidade que essas disciplinas têm na vida real. É interessante ver os alunos transformando os números em algo concreto, como uma ponte, por exemplo.”

No primeiro dia, alunos do PET Civil orientaram os oito grupos participantes e apresentaram projetos e moldes da ponte que deverá ser construída com papel (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A diretora da Escola  Adhemar Rezende, Darlene Rodrigues, relata que os alunos ficaram motivados com o concurso e destaca a importância da parceria entre a UFJF e as escolas. “É gratificante saber que a Universidade está oferecendo oportunidades de os alunos conhecerem o funcionamento do curso de Engenharia e da Universidade, além de estreitar os laços da UFJF com as escolas”.

Mudar de ambiente foi significativo para a aluna do oitavo ano da mesma escola, Maria Luiza Andrade. Sua pretensão é cursar Engenharia Mecânica. “Acho legal aprender coisas novas e sair do normal da sala de aula. Sempre que posso venho aqui e fico encantada com todas as possibilidades que esse espaço oferece”, conta.

Os grupos voltarão ao Centro de Ciências nesta terça, 4, para a continuação da montagem da ponte, que será realizada no horário de 14h até às 18h. No sábado, 8, às 9h, acontece a decisão, onde a estrutura montada pelos alunos terá que suportar o peso de até dez quilos. A equipe que mais se aproximar desse peso ganhará uma visita à Faculdade de Engenharia da UFJF, junto com garrafas plásticas e kit escolar.

pet.civil@engenharia.ufjf.br ou página do PET civil no Facebook