Ansiosos, pais aguardaram os filhos em frente aos locais de prova. (Foto: Pedro Drumond)

Neste domingo, 2, segundo dia de prova do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), muitos pais não só levaram os filhos aos locais de prova, como também optaram por aguardar até o término da atividade.  O cansaço decorrente das horas de espera é compensado pela possibilidade de testemunhar os filhos entrarem em uma universidade pública e de qualidade. “Tem sido muita luta para chegar até aqui, um pouco distante, mas a expectativa é boa. É nossa oportunidade de ver o filho entrar em uma boa universidade”, afirmou Adelson Terrão, de Conselheiro Pena, pai do candidato João Paulo Loubac, que participa do módulo I.

Maior que o cansaço só a ansiedade. Se entre alunos a expectativa pelo resultado das avaliações é grande, com os pais não é diferente. “Como mãe eu fico muito tensa, principalmente porque minha filha está tentando uma área que é bem concorrida.  Mas eu creio que ela vai conseguir, as expectativas são as melhores”, afirmou Maria Aparecida, mãe de Maria Letícia, candidata do módulo II que espera conquistar uma vaga no curso de Medicina.

Em frente ao local de prova, o casal José Maria e Simone aguardava a filha Letícia (Foto: Pedro Drumond)

José Maria e Simone, por sua vez, já estão acostumados com a rotina de espera. O casal de Timóteo levou a filha Letícia a Governador Valadares para participar do segundo módulo do Pism, repetindo o que já fez em anos anteriores com a filha Bárbara, que atualmente cursa Jornalismo no campus sede da UFJF. “Em razão do preparo que a escola deu a elas, nós estamos muito confiantes e ansiosos pelo resultado da Letícia”.

Mas não foram só os pais que ficaram na expectativa ao lado de fora dos locais de prova. Maria das Graças, conhecida como Lia, não tem filhos participando do Pism, mas viajou de Timóteo até Governador Valadares para acompanhar 70 estudantes da Escola Batista de Acesita.  “ É uma das grandes oportunidades para nossos alunos. Nossa escola acompanha os alunos às provas do vestibular há muitos anos, antes íamos até Juiz de Fora. Agora ficou mais

A Escola Estadual Frei Afonso Maria Jordá, de Aimorés, levou 30 alunos para o Pism em Governador Valadares (Foto: Sebastião Júnior)

fácil vindo aqui para Governador Valadares. Aconselho aos alunos do ensino médio que não percam esta oportunidade de participar do Pism, é uma oportunidade ímpar”, destacou a diretora da escola.

Candidatos Ausentes

De acordo com dados da Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFJF, o número de candidatos ausentes no segundo dia foi de 3.475, o que equivale a 9,98% dos 34.798 inscritos no total. Desse número, 2.534 não compareceram ao processo em Juiz de Fora. Já em outras cidades nas quais o Pism também foi aplicado, o total de faltas foi de 941. Dessas ausências, 345 foram em Governador Valadares, o que representa 9,04%.

O número de candidatos ausentes no primeiro dia de Pism em Governador Valadares,  foi de 335. Já em Juiz de Fora foi de 3.466.