Integrantes projeto de extensão em interface com a pesquisa (Foto: Divulgação)

Funcionários, pais e estudantes da Escola Estadual São José, localizada no bairro de Lourdes, participaram neste sábado, 24, de uma Feira da Saúde organizada por integrantes do projeto de extensão em interface com a pesquisa Prevenção de doenças cardiovasculares, identificação de fatores de risco e relação com capacidade funcional de crianças em idade escolar em instituição de ensino pública na cidade de Governador Valadares.

Coordenada pela professora Laura Cabral, do Departamento de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), a atividade buscou promover “educação e orientações sobre como prevenir e identificar fatores de risco para doenças cardiovasculares, e incentivar mudanças de hábitos como instrumento de melhoria da condição da saúde e de qualidade de vida a partir do controle desses fatores tanto na infância quanto na fase adulta”.

Para tanto, foram mensurados dados como peso, altura, circunferência da cintura e do abdome, bem como pressão arterial e Índice de Massa Corporal. Acompanhadas por monitores, as crianças puderam ainda aproveitar um espaço lúdico criado excepcionalmente para o evento.

A atividade contou também com a participação e organização de estudantes dos cursos de Fisioterapia e Nutrição da UFJF-GV; bem como das professoras Vanessa Cardoso (Fisioterapia), e Kellem Regina Rosendo (Nutrição).