A relação de candidato por vaga do Módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi divulgada pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). Ao todo, são 34.798 candidatos, disputando 2.318 vagas oferecidas nos dois campi da instituição, em Juiz de Fora e Governador Valadares.

Em relação ao ano passado, o Pism teve 17% a mais de inscritos. E nesta edição, 50% das vagas ofertadas em 72 cursos de graduação da UFJF estão reservadas para os candidatos que optarem por esta forma de ingresso.

Todos os candidatos já podem acessar o comprovante de inscrição na Área do Candidato.

As provas do Pism serão aplicadas nos dias 1° e 2 de dezembro, das 13h às 17h30, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, e em Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro. As notas obtidas pelos candidatos do Módulo III serão divulgadas no dia 8 de fevereiro.

Cursos mais concorridos

O curso de Enfermagem Integral, no grupo B, destinado a candidatos de escola pública que não se declaram negros, pardos ou indígenas e têm renda inferior ou igual a 1,5 salário mínimo, apresentou a maior relação candidatos por vaga: 27,5. Também do grupo B, Psicologia apresentou a segunda maior relação, 25 candidatos por vaga; Educação Física a terceira, 21,5; seguida pela Fisioterapia, com 20,5 e Pedagogia noturno, com 18 candidatos por vaga.

Cursos mais concorridos no Pism 2019

Cursos mais concorridos no Pism 2019

Na ampla concorrência – Grupo C – o curso de Medicina teve 442 inscritos para 44 vagas, resultando em uma média de 10,05 candidatos por vaga. O segundo curso mais concorrido no Grupo C é o de Psicologia apresenta 9,33 candidatos por vaga.

No grupo A, que abrange os candidatos que se declaram negros, pardos ou indígenas, cuja renda per capita é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, o curso mais concorrido é o de Fisioterapia integral, com 18 candidatos por vaga. Psicologia conta com relação de 15 e o curso de Enfermagem apresenta 13 candidatos por vaga.

Nos grupos D e E, estão os candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública e possuem renda familiar per capita superior ao limite estipulado, sendo o grupo D destinado a candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas. Enfermagem é o mais concorrido no grupo D, com média de 7,5 candidatos por vaga. Entre os candidatos do grupo E, que não se declaram negros, pardos ou indígenas, Fisioterapia é o que tem a maior relação, com uma média de 15,5 candidatos para cada vaga.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br