“Vamos Ler!” traz textos da escritora mineira Conceição Evaristo (Foto: Richner Allan)

Com o objetivo de promover o combate à discriminação racial na literatura, o projeto “Vamos Ler!” retoma as atividades nesta segunda-feira, 19, com a exposição de poemas e textos escritos por autores e autoras negros. As obras ficam expostas nos Restaurantes Universitários, na clínica-escola de Fisioterapia e nos ônibus do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). A atividade faz parte da programação da Semana da Consciência Negra, coordenada pela Diretoria de Ações Afirmativas.

Dentre as obras, estão textos de Solano de Trindade, Abdias Nascimento, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e Paulo Colina. Para Flávia Carvalho, produtora cultural da UFJF-GV, a Universidade tem um papel fundamental na luta contra a discriminação racial cada vez mais presente no Brasil.  “A discriminação ganha força através da invisibilidade dos negros e negras em diferentes áreas. Compreendemos que os espaços educacionais, em especial às Universidades, são lugares propícios para se compreender e valorizar a arte brasileira, sem distinções de cor ou raça, ressaltando o quão é importante cada cultura e cada manifestação popular para o desenvolvimento do país”.

Estudantes e servidores interessados em contribuir com sugestões para o projeto “Vamos Ler!” podem entrar em contato com Aline Costa, bibliotecária da UFJF-GV, através do e-mail aline.costa@ufjf.edu.br.

O “Vamos Ler” é uma iniciativa da UFJF-GV e conta com o apoio da Biblioteca e do setor de Comunicação, Cultura e Eventos.

Clique aqui e confira a programação completa da Semana da Consciência Negra. Além da iniciativa do “Vamos Ler!”, a comunidade acadêmica de Governador Valadares poderá acompanhar a apresentação do documentário Raça Humana, promovida pelo Cine Acadêmico; bem como participar da oficina para produção da boneca Abayomi (símbolo de resistência), com o coletivo de mesmo nome, na sexta, 23, das 9h30 às 11h, na Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa, em Governador Valadares. À tarde, a partir das 14h, haverá roda de conversa sobre feminismo negro, no mesmo local. As atividades são organizadas pelo Programa Nagô (Núcleo de Agroecologia – Projeto Pluriversidade dos Povos e Comunidades Tradicionais do Watu: Educação Intercultural e Bem Viver no Vale do Rio Doce), CRDH (Centro de Referência em Diretos Humanos) e Coletivo Abayomi.