Para a fisioterapeuta Juliana Pêgas, a atividade ajuda a esclarecer aos profissionais de saúde sobre o papel do fisioterapeuta. (Foto: Sebastião Junior)

Quatro alunos do curso de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) trocaram a sala de aula nesta segunda-feira, 19, por um contato mais direto com os profissionais responsáveis pela saúde primária na cidade. Os estudantes realizaram uma capacitação para 13 servidores da Estratégia de Saúde da Família (ESF), localizada no bairro São Raimundo. O grupo – composto em sua maioria por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) – conheceram melhor sobre o papel do fisioterapeuta e a importância da atuação em equipe.

Fisioterapeuta da unidade, Juliana Kátia Ferreira Pêgas explicou que a fisioterapia é uma área que gera muitas dúvidas entre os profissionais de saúde e que a capacitação contribui para esclarecê-las. “Desde que eu iniciei na estratégia sempre sou abordada com essa mesma pergunta: esse paciente é para você? Então, nessa vontade de responder aos questionamentos que eles têm veio a capacitação. Ela só tem a favorecer, pelo conhecimento e até mesmo por abranger os pacientes que realmente precisam da fisioterapia e que muitas vezes não são alcançados”.

Segundo a ACS Irene Brito, a capacitação vai ajudar a levar mais informações para as famílias que atende. (Foto: Sebastião Junior)

Ainda segundo Pêgas, as ACSs são o público-alvo da atividade, por se tratarem da “porta de entrada” dos serviços de atenção primária. “Elas estão com o paciente todo o tempo, então vão saber qual precisa daquele profissional. Eu precisava esclarecer para elas para vir essa demanda de paciente que está precisando da atuação de um fisioterapeuta”.

A ACS Irene Maria de Brito foi uma dessas profissionais a participar da capacitação, e afirmou que o conhecimento assimilado nesta tarde vai enriquecer muito o seu trabalho. “Por estar nas casas das famílias, visitando, a gente pode estar levando mais informação e trazendo elas também para a unidade”. Sobre a parte do treinamento que mais gostou, não teve dúvidas: “a dinâmica foi muito boa”. A agente se refere a uma atividade que destacava a importância do trabalho em equipe.

Docente da UFJF-GV, Marcela Siqueira acredita que atividade beneficia alunos e comunidade. (Foto: Sebastião Junior)

A atividade realizada na unidade de saúde de São Raimundo faz parte da disciplina Fisioterapia na Saúde Coletiva, ministrada por Marcela Rodrigues de Siqueira. A docente da UFJF-GV explicou que tanto os discentes quanto a comunidade se beneficiam da iniciativa.

“A ideia parte de dois princípios. Com relação aos alunos, é muito importante pensar o que é a saúde coletiva e o que eles podem fazer juntos em prol de um conhecimento e de uma comunidade. E com relação à comunidade, a gente chegou à conclusão de que a inserção do fisioterapeuta na atenção primária está pouco esclarecida, e a ideia é sedimentar mais o nosso papel”, afirmou a professora, que destacou, ainda, que o principal objetivo da capacitação é que “a comunidade seja beneficiada com o serviço de fisioterapia na estratégia de saúde da família”.

Lucas Sena foi um dos alunos que ministraram o treinamento. (Foto: Sebastião Junior)

Para Lucas Sena, do 7º período de Fisioterapia da UFJF-GV, o contato com pessoas que atuam na atenção primária contribui para o seu futuro profissional. “A gente consegue nessas atividades visualizar aquilo que nós vamos fazer depois de formados. A atuação do profissional fisioterapeuta na atenção primária está relacionada com o contato tanto com a equipe de estratégia da família como também com os moradores, os pacientes aqui da região”, finalizou o discente, que foi um dos responsáveis pela atividade de capacitação.