Exposição de pôsteres e palestras marcaram o IX Congresso RECAJ UFMG-UFJF/GV “Os caminhos do acesso à justiça e dos meios de abordagem de conflitos no Brasil: presente e futuro”, realizado entre os dias 12 e 13 de novembro, no campus de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora.

De acordo com Nathane Fernandes, professora do Departamento de Direito da UFJF-GV e uma das organizadoras do evento, a exposição de pôsteres contou com 24 trabalhos inscritos sobre temas variados de acesso à justiça e solução de conflitos. “Além da participação de nossos discentes, recebemos trabalhos de estudantes da Faculdade Doctum, de Teófilo Otoni; e da Escola de Direito Dom Helder Cãmara, de Belo Horizonte. Foi um momento muito importante para os alunos ganharem experiência de pesquisa, de apresentação de trabalhos e para trocarem ideias com estudantes de outras instituições”.

Caio Augusto Souza Lara ministrou palestra sobre algoritmos (Foto: Dante Rodrigues)

Ao todo foram realizadas oito palestras sobre temas atuais relacionados ao acesso à justiça, dentre os quais o uso contra hegemônico dos algoritmos, ministrado pelo professor Caio Augusto Souza Lara, Mestre e Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Os algoritmos digitais são instrumentos utilizados a partir do aproveitamento do histórico de navegação na internet para tentar atuar sobre o comportamento de determinado público.   “Trata-se de um assunto extremamente atual que acabou de ser tema da redação do Enem e que definiu eleições nos Estados Unidos e acabou de definir as eleições no Brasil”.

O evento contou ainda com palestras sobre “O (des)acesso à justiça infanto-juvenil na adoção: perspectivas e futuro”, “O acesso à justiça e a questão da mulher” e “O acesso à justiça e a Lei nº 13.467/17”, que trata da Reforma Trabalhista.