Marcus Vinícius Reis viaja em janeiro para os Estados Unidos, onde conhecerá projetos sociais e organizações públicas e privadas (Foto: Assessoria João XXIII)

O aluno do Colégio de Aplicação João XXIII, Marcus Vinícius Reis, é um dos selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2019. Apenas 50 estudantes da rede pública foram escolhidos das 17 mil inscrições feitas em todo o país. Há 17 anos, o projeto da embaixada norte-americana no Brasil busca valorizar o ensino público nos países em que mantém sede, pela premiação de alunos que são modelos para as comunidades.

Alguns dos pré-requisitos para participar do programa é ser aluno de escola pública, com  idades entre 15 e 18 anos, jamais ter viajado para os Estados Unidos, prestar trabalho voluntário e ter  boa fluência oral e escrita na língua inglesa. Marcus Vinicius descobriu a oportunidade em uma das instituições parceiras da embaixada norte-americana, onde é aluno regular de um curso de inglês. Em 2017, participou  pela primeira vez do programa e foi um dos semifinalistas. Em julho deste ano, esteve em Brasília, junto com outros 125 semifinalistas para participar do programa de imersão de idioma e cultura norte-americana, EIP (English Immersion Program).

O jovem é voluntário em sua igreja e ajuda pessoas através da distribuição de roupas e comidas. Além de apresentar espírito de liderança, ele oferece aulas de inglês a pessoas carentes maiores de 12 anos. Para o estudante, a experiência de ser um Jovem Embaixador ampliará sua visão de mundo e contribuirá em sua formação acadêmica e futura profissão. Ele acredita que a conquista é consequência de muita dedicação e disciplina. “Foram muitos desafios, mas eu me empenhei demais para ser um dos selecionados. Conhecer outra cultura vai colaborar para o meu crescimento nos âmbitos político, social e cultural. Quero no futuro ser médico ou veterinário. Creio que essa vivência vai me preparar para ser um profissional completo” explica.

O aluno vai para Brasília no dia 8 de janeiro e embarca para os Estados Unidos no dia 11. No decorrer da viagem, os jovens conhecerão a capital, Washington, participarão de reuniões com organizações dos setores público e privado, e visitarão projetos sociais e oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem. Depois os participantes serão divididos em grupos menores e viajarão para diferentes regiões dos Estados Unidos, onde serão recebidos por famílias-anfitriãs. Eles freqüentarão aulas em escolas locais e participarão de atividades culturais nas comunidades. Para garantir o intercâmbio cultural, os estudantes apresentarão trabalhos sobre o Brasil. No fim do programa, os participantes apresentarão um projeto de serviço social e voluntário que contribua para as suas comunidades.

Outras informações
(32) 3229-7615 – Colégio de Aplicação João XXIII