Com o objetivo de estimular a reflexão interdisciplinar e promover a troca de conhecimentos e experiências acadêmicas, tem início nesta segunda-feira, dia 12, a 8ª Jornada Literária, do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento segue até quarta-feira, 14, na Faculdade de Letras. A programação conta com atividades culturais; mesas-redondas; comunicações coordenadas; minicursos; e oficinas.

O encontro acadêmico contará, ainda, com espaço para propostas de circulação artístico-cultural para desenvolvimento durante os três dias.

Programação

A primeira mesa-redonda da jornada acontece nesta segunda, 12, das 19h às 21h, com o tema “Anos 60, poesia e contracultura”, contando com os convidados Claudio Willer, Thomas Frizeiro e Eric Moreira. Outras duas mesas estão confirmadas para os outros dias.​

​Estão programados quatro minicursos que ocorrerão simultaneamente. Dentre os temas abordados estão “Os quatro tipos de tradução e suas contribuições para o nosso entendimento do sistema literário”, com a professora Carolina Alves Magaldi; e “Literatura infantil, juvenil e jovem adulto brasileira: formando novos leitores através das obras de autores nacionais”, ministrado por Cristiane Veloso de Araújo Pestana (doutoranda) e Mariana Mello Alves de Souza (mestranda).

As atividades das oficinas serão repassadas em dois temas. No primeiro deles “O corpo no corpo do poema”, o objetivo será de aproximar os alunos do universo da criação poética como um campo de produção de presença do sujeito que escreve. A partir de uma discussão conceitual e teórica, a proposta é ter uma produção poética individual nesta oficina. Já “A literatura como ferramenta didática: utilizando poemas escritos em língua inglesa no contexto escolar” irá explorar as possibilidades que o texto poético oferece como ferramenta didática, com o objetivo de criar materiais didáticos aplicáveis ao contexto escolar brasileiro.

Confira a programação completa da 8ª Jornada Literária

Outras informações: (32) 2102-3150 (Faculdade de Letras-UFJF) ou Página do evento no Facebook