Estão abertas as inscrições para a 8ª Jornada Literária, do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento ocorrerá entre 12 e 14 de novembro na Faculdade de Letras. O objetivo é estimular a reflexão interdisciplinar e promover a troca de conhecimentos e experiências acadêmicas. A programação conta com atividades culturais; mesas-redondas; comunicações coordenadas; minicursos; e oficinas. Para se inscrever, é preciso preencher formulário on-line até o dia 19 deste mês.

Os interessados em submeter trabalhos devem escolher o grupo de trabalho (GT) ao qual vincula sua pesquisa e preencher formulário, indicando sua participação como comunicador. São cinco opções de grupos: Questões identitárias: raças, etnias, gêneros e sexualidades; Literatura, outras manifestações culturais e intertextualidades; e Literatura, memória e entre-lugares. Além desses, Escritas e reinvenções do texto literário, e Literatura aplicada: didática, pesquisa, tradução e escrita criativa serão temas dos GTs. Para participar como ouvinte, é preciso completar a ficha de inscrição, indicando essa opção.

O encontro acadêmico contará, ainda, com espaço para propostas de circulação artístico-cultural para desenvolvimento durante os três dias. As proposições devem ser enviadas por meio de formulário próprio disponível no edital de seleção até o dia 20. Podem ser contempladas propostas em linguagens artísticas específicas e também as que proponham interações entre linguagens, desde que estejam em diálogo com os temas discutidos durante o evento ou com as linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários.

Programação

A primeira mesa-redonda da jornada ocorrerá no dia 12, das 19h às 21h, discutindo “Anos 60, poesia e contracultura”, com os convidados Claudio Willer, Thomas Frizeiro e Eric Moreira. Outras duas mesas estão confirmadas para os outros dias.

Estão programados quatro minicursos. Eles ocorrerão simultaneamente e, portanto, os candidatos devem indicar sua opção no momento da inscrição. Dentre os temas abordados estão “Os quatro tipos de tradução e suas contribuições para o nosso entendimento do sistema literário”, com a professora Carolina Alves Magaldi; e “Literatura infantil, juvenil e jovem adulto brasileira: formando novos leitores através das obras de autores nacionais”, ministrado por Cristiane Veloso de Araújo Pestana (doutoranda) e Mariana Mello Alves de Souza (mestranda).

As atividades das oficinas serão repassadas em dois temas. No primeiro deles “O corpo no corpo do poema”, o objetivo será de aproximar os alunos do universo da criação poética como um campo de produção de presença do sujeito que escreve. A partir de uma discussão conceitual e teórica, a proposta é ter uma produção poética individual nesta oficina. Já “A literatura como ferramenta didática: utilizando poemas escritos em língua inglesa no contexto escolar” irá explorar as possibilidades que o texto poético oferece como ferramenta didática, com o objetivo de criar materiais didáticos aplicáveis ao contexto escolar brasileiro.

Investimento

As instruções para o pagamento da inscrição serão enviadas por e-mail. Os valores variam de acordo com a categoria de participação (ouvinte ou comunicador) e formação dos inscritos.

Confira a programação completa da 8ª Jornada Literária

Outras informações: (32) 2102-3150 (Faculdade de Letras-UFJF)

Página do evento no Facebook