Portões abrem às 12h e fecham às 13h; exame será aplicado das 13h30 às 18h30

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizam neste domingo, 11, o segundo dia de prova em todo o país. O teste tem os conteúdos de Ciências da Natureza e suas tecnologias e de Matemática e suas tecnologias.

Para cada área do conhecimento, são 45 questões que devem ser respondidas durante cinco horas. A prova começa às 13h30 e termina às 18h30. Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. Os participantes devem levar um documento oficial com foto e é aconselhável que estejam com o cartão de confirmação da inscrição. É preciso também estar com caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em corpo transparente. A entrada com outros materiais, como borracha e lápis, é proibida.

O Enem começou no último domingo, com os testes de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação, na qual os candidatos precisaram escrever sobre a “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. A nota do Enem pode ser usada por quem deseja receber o diploma do Ensino Médio e, também, por quem quer ingressar no Ensino Superior.

UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) usa o Enem como forma de seleção para os estudantes que querem ingressar na instituição. A inscrição deve ser feita pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), após a divulgação das notas. O sistema possui apenas uma etapa de seleção e para participar os candidatos não podem ter zerado a prova de redação.

No Sisu, o aluno pode escolher dois cursos – um como primeira opção e o outro como segunda. Além disso, é preciso definir se irá concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas aos grupos de acesso por cotas. Durante o período de inscrição no Sisu, é permitido alterar as opções. Ao fim da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2018. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência.

O resultado oficial dos gabaritos e dos cadernos de respostas será divulgado na próxima quarta-feira, 14, no site do Enem. Já as notas individuais serão publicadas no dia 18 de janeiro de 2019.

Enem ou 0800-616161