Roda de conversa: “Políticas Públicas e Diversidade” (Foto: Sebastião Júnior)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promoveu nesta quarta-feira, 7, o II Seminário de Treinamento Profissional e Monitorias. A atividade faz parte da programação da III Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade que ocorre entre os dias 6 e 9 de novembro.

Durante a abertura do Seminário, a Pró-Reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, destacou “a importância do treinamento profissional e da monitoria para a formação acadêmica e cidadã dos estudantes da UFJF”.

O público presente acompanhou uma programação variada que contou com rodas de conversa e oficinas sobre metodologias ativas, políticas públicas, diversidade, dentre outras atrações, conforme destacado pela Gerente de Graduação da UFJF-GV, Sibele Aquino. “A gente teve uma manhã extremamente interessante voltada para a inserção de metodologias ativas na graduação que é um tema atual e que tem se tentado inserir nos currículos. No período da tarde tivemos apresentações de projetos de treinamento profissional; discutimos monitorias, ligas e atividades complementares que são extremamente importantes no sentido de ampliar a visão do aluno ainda dentro da graduação”.

II Congresso de Extensão Universitária da UFJF

Além das atividades relacionadas à Graduação, a programação da quarta-feira contou com uma roda de conversa sobre o futuro marco regulatório da Extensão na UFJF, mediada pela pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, durante a realização do II Congresso de Extensão Universitária.  “Nós trouxemos uma minuta cujos itens foram debatidos pelo coletivo para que o Conselho Setorial de Extensão e Cultura possa então aprovar. Essa minuta vai se transformar em uma resolução em que estão explícitos o que é a Extensão Universitária, qual é a política que UFJF vai adotar, as modalidades, o registro, o monitoramento das ações de extensão. O seja, é um documento que servirá como diretriz para que a UFJF consiga criar as ações de extensão por meio dos trabalhos dos professores e TAEs, buscando consolidar a relação dos campi Juiz de Fora e Governador Valadares com a região em que estão inseridos”.

Para Devani Ribeiro, Técnica em Assuntos Educacionais da UFJF-GV, a participação nas discussões sobre o marco regulatório da Extensão é fundamental para a comunidade acadêmica de Governador Valadares. “Temos que estar presentes nos espaços de discussão que nos são proporcionados. Nós estamos em uma região que é completamente diferente de Juiz de Fora, por outro lado nossa forma de fazer a extensão tem que estar conectada com a política da UFJF. Logo é importante que possamos contribuir para a construção do marco regulatório”.

Clique aqui e confira a programação completa da III Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade.