A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do Mestrado Acadêmico em Ciências Aplicadas à Saúde do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Este será o primeiro programa de pós-graduação desenvolvido integralmente no campus Governador Valadares, uma vez que atualmente a instituição está inserida em programas multicêntricos sediados por outras universidades.

De acordo com Fábio Pieri, coordenador acadêmico da UFJF-GV, a aprovação pela Capes demonstra a qualidade da proposta desenvolvida pelos docentes no Aplicativo de Propostas de Cursos Novos.  “Esta conquista é muito relevante, uma vez que será o único programa de pós-graduação interdisciplinar relacionado à saúde aqui no campus Governador Valadares e na região. Fato que possibilitará a formação continuada de nossos técnico-administrativos na área de saúde, de nossos professores que não possuem mestrado e também de nossos estudantes de graduação dos cursos de saúde que visem uma pós-graduação stricto sensu”.

Para Alexandre Barbosa, professor do Departamento de Fisioterapia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde, o caráter interdisciplinar abre a possibilidade para que profissionais de diversas áreas da saúde possam participar do processo seletivo. Barbosa destacou ainda o impacto social provocado pelo Mestrado de Ciências Aplicadas à Saúde. “Um programa de pós-graduação fortalece a graduação, ajuda a fixar o docente no local e ainda faz com que os projetos de pesquisa e de extensão sejam mais voltados para a realidade local. Ou seja, há uma preocupação regional alinhada com as necessidades de Governador Valadares e cidades vizinhas”.

A partir de agora, o professor Alexandre Barbosa realiza uma série de reuniões com dirigentes da UFJF e docentes participantes do programa para a discussão e articulação do processo seletivo, cuja divulgação será realizada nos canais de comunicação da UFJF-GV tão logo o documento seja elaborado.