Mais de 70% dos inscritos no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que pretendem estudar no campus base não vivem em Juiz de Fora. Dos 33.673 candidatos para estudar em Juiz de Fora, 24.209 são de fora da cidade.

No total, 34.798 pessoas de todas as regiões do país inscreveram-se no Pism 2019. Dos candidatos que querem estudar em Juiz de Fora, 24.049 são de outras cidades do Sudeste do país, sendo 15.268 só de Minas Gerais. Das outras regiões, são 66 candidatos do Centro-Oeste; 51 do Nordeste; 30 do Norte e 13 do Sul.

Maria Alice é de Três Rios e fará provas em Juiz de Fora (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Maria Alice Campos dos Santos, 16 anos, é uma das 846 pessoas inscritas no Pism que virão da cidade de Três Rios (RJ) para a prova. Aluna do primeiro ano do ensino médio no Instituto de Educação Professor Joel Monnerat, ela fará o primeiro módulo do exame neste ano. Apesar de a cidade ser próxima de Juiz de Fora, um dos locais de prova, Maria Alice pretende viajar um dia antes e dormir na casa de uma tia. Ela está decidida quanto à escolha do curso: Direito.

“Desde pequena eu tenho vontade de ser juíza. Fico vendo na televisão e acho a coisa mais maravilhosa do mundo.” Sobre o sonho de estudar na UFJF, Maria citou as avaliações de quatro e cinco estrelas feitas pelo MEC para diferentes cursos da instituição, e concluiu: “Quero o melhor para mim e sei que aqui vou conseguir. Eu estou estudando muito mesmo, então, pretendo ir bem nas provas e tirar uma nota boa.”

Renata Regina é uma das 393 pessoas inscritas da cidade de Campos dos Goytacazes (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Renata Regina, 15 anos, é da cidade de Campos do Goytacazes (RJ), de onde são 393 inscritos no Pism. Ela fará provas do Módulo I e escolheu a Universidade por sua qualidade. “A UFJF é renomada e vai me preparar para o mercado de trabalho em qualquer curso que eu queira entrar. Estou muito dividida entre Medicina e História. Minha família paterna tem muitos médicos, mas tenho uma paixão pela História. Acho que os dois cursos podem me fazer realizada, mas ainda tenho dúvidas comuns dessa época de ensino médio.” Renata acredita que o ingresso na Universidade pelo Pism é facilitado, já que as provas são realizadas a cada ano no ensino médio. “Estou ansiosa, mas espero ir bem.”

Ana Carolina fará provas do Módulo II (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Da cidade de Angra dos Reis, Ana Carolina Rodrigues, 17 anos, diz que começou a pesquisar sobre a UFJF depois que os professores começaram a falar da Universidade em sala de aula. “Me interessei muito e quero muito estudar na UFJF. É a Universidade em que estou focada a entrar.” Ana Carolina vai fazer as provas do módulo II do Pism e é uma entre os 119 candidatos de Angra dos Reis. “Estou fazendo um curso preparatório na minha cidade. Ano passado, tirei uma nota baixa, mas este ano estou bem mais focada para conseguir subir. O primeiro Pism é um choque, porque não conhecemos direito. Mas se estudar, consegue. Não é algo impossível.”

De acordo com o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, há alguns anos o Pism vem crescendo de maneira acentuada, não só no número de candidatos de Juiz de Fora e região, mas também em outros estados. “Percebemos um número maior de inscritos das escolas públicas, mais candidatos de outros Estados e uma grande participação especialmente do Rio de Janeiro, São Paulo e do Espírito Santo. O Pism não é mais um processo só regional. Ele se expandiu para outros Estados e não só pelo o Sudeste.”

Amorim alerta os candidatos de fora a ter mais atenção na hora de se deslocar para fazer as provas. “É importante ficar atento ao local, conhecer a cidade, verificar meios de transporte, de hospedagem, especialmente mais próximo do local de prova. Nos dias de exame, atenção ao que pode ser levado e ao que não se pode portar no momento da prova.”

Inscritos no Pism 2019 por região

Origem dos inscritos no Pism

Governador Valadares

O número de candidatos de fora de Governador Valadares que pretendem estudar no campus da UFJF no campus avançado também é alto. Dos 1.125 inscritos no Pism 2019 para disputar as vagas em GV, 910 não moram na cidade. A grande maioria é de outras cidades do Sudeste, mas há candidatos nas regiões Centro-Oeste (1), Norte (3) e Nordeste (7).

As provas do Pism serão realizadas nos dias 1º e 2 de dezembro, em quatro cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda (RJ).