Bárbara comentou obras como Iracema, de José de Alencar, em inglês. (Foto: Gabriella Ramos)

Já imaginou debater fatos e particularidades da cultura brasileira e comentar livros da nossa literatura, como Iracema, de José de Alencar, em inglês? Essa foi a principal atividade do primeiro dia do Global GV, evento de internacionalização promovido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) a estudantes e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). O Global GV continua nesta terça, 30, a partir das 10h, com a apresentação do edital do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PII-GRAD), no auditório da Unipac.

Segundo a diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, o evento tem como objetivo proporcionar uma experiência de internacionalização em casa, uma amostra do que é o Global July, evento da DRI no campus sede. “Hoje tivemos um curso de Brazilian Studies, sobre a cultura brasileira, em inglês. A intenção é promover pequenos cursos em línguas estrangeiras, com tempo para perguntas e troca de vivências”. Bárbara destacou ainda que os estudantes de GV que se interessam pelo intercâmbio devem ficar atentos, “pois têm as mesmas oportunidades que os de Juiz de Fora no processo seletivo; é tudo online, o que permite que todos concorram em igualdade”.

Estudantes comentaram aspectos da cultura e literatura brasileiras durante evento. (Foto: Gabriella Ramos)

Para o estudante do 8º período de Ciências Econômicas, João Augusto Leite, a experiência de debater literatura brasileira em inglês foi inusitada, mas muito interessante. “Muito legal falar sobre literatura brasileira em outra língua, voltar nesse tema na Universidade após tanto tempo sem pensar nas raízes da nossa literatura, nas riquezas que se tem, foi uma tarde proveitosa”. João destacou ainda o desejo de participar de mais atividades do tipo, “até mesmo para os estudantes que se comunicam em outras línguas poderem se engajar, trocar experiências e compartilhar oportunidades e conhecimento”, finalizou.

Nesta terça, a equipe da DRI vai fazer uma apresentação sobre o edital de intercâmbio e estará disponível para tirar dúvidas sobre todo o processo da seleção, do edital e do intercâmbio.A participação em cada um dos dias confere certificado. Os alunos que estiverem presentes nas duas atividades podem usar os certificados como pontuação para participar da seleção para intercâmbio.

Outras informações: (32) 2102-6929 – Diretoria de Relações Internacionais 

Evento reúne estudantes e docentes de GV, e continua nesta terça. (Foto: Gabriella Ramos)