os projetos incluem crianças de 7 a 10 anos e a partir de 11 anos (Foto: Rafael Prado)

Com o objetivo de proporcionar para as crianças do entorno da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) atividade física e ginástica de qualidade, a empresa júnior da Faculdade de Educação Física e Desportos (ACE Jr/Faefid), em parceria com o Colégio de Aplicação João XXIII organizam uma copa de ginástica de trampolim e rítmica. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece neste sábado, dia 27, das 8h às 18h, e é fruto dos projetos de extensão “Iniciação à Ginástica Rítmica” e “Aperfeiçoamento da Ginástica Rítmica”.

Coordenado pela professora da Faefid Adriana Leite, os projetos incluem crianças de 7 a 10 anos e a partir de 11 anos. Para a professora a importância do evento é trazer os pais dessas crianças para dentro da Universidade. “Enquanto as crianças estão fazendo ginástica, as mães que esperam fazem as atividades oferecidas por outros projetos e, com isso, usufruem da nossa Instituição que é para todos”.

Outro objetivo dos projetos é proporcionar às crianças o desenvolvimento de suas capacidades físicas, perceptivas, auditivas, visuais, além de coordenação e ritmo, auxiliando no desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor. Para os alunos do curso de Educação Física, os projetos de extensão têm a função de ser campo de estágio e de prática.

Segundo atual diretora do núcleo e vice-presidente da ACE, Maria Eliza Oliveira Cardoso de Almeida, a intenção de realizar a copa é criar projetos que tragam processos diferentes não somente para quem está na empresa júnior, mas também para os estudantes da Faefid. “O que pretendemos com a copinha é que todas as crianças participantes possam sentir que elas possuem mais uma área de oportunidade para apresentar seus trabalhos, porque em Juiz de Fora não se realiza tantos festivais de ginástica rítmica, e queremos que as crianças aproveitem e conheçam os projetos”, ressalta Maria Elisa.

A copa será aberta para todos os atletas que queiram participar, tendo inscrição gratuita para os alunos do João XXIII e da ginástica rítmica. Outros competidores devem pagar uma taxa de R$ 20 (caso inscrição seja feita por competidor) e R$ 60 para instituições públicas, nesse caso, podendo inscrever quantos atletas desejar. O valor é cobrado para arrecadação de fundos para distribuição de medalhas e certificados. Segundo Luísa Vieira, diretora de projetos e marketing da empresa júnior, será montado um cronograma à partir do número de inscrições que houver e cada instituição terá o seu horário de apresentação.

Outras informações: (32) 2102-3280 – Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)