Reitor apresentou planejamento e ouviu demandas dos servidores (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Reitor apresentou planejamento e ouviu demandas dos servidores (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Dando seguimento aos encontros da Administração Superior com os membros das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o reitor Marcus David reuniu-se com servidores da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) na manhã desta quarta-feira, 24, no Anfiteatro das Pró-reitorias. O debate é o segundo com integrantes da Progepe, após o encontro anterior ter ocorrido na última terça-feira, 23, com os trabalhadores do período da tarde.

Além do reitor, a vice-reitora Girlene Silva e o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Condé, discursaram a respeito do planejamento estratégico para os próximos dois anos, também falando acerca da gestão iniciada em 2016 e os enfrentamentos aos problemas financeiros ao longo dos primeiros anos de reitoria. “Com a geração de renda própria da Universidade, estamos conseguindo ultrapassar esse momento e manter as contas equilibradas.”

As obras já finalizadas e, também, as que estão em andamento foram abordadas na reunião, bem como o estudo por parte da Administração Superior para um novo espaço para comportar os setores que atuam no prédio da Reitoria. Ademais, a atuação do Conselho Superior e a regulamentação das normas trabalhistas da Universidade foram outros temas que estiveram em voga.

Após um primeiro momento de regulação financeira e estrutural, a reitoria entende que deve ser pensado um projeto de progresso para a UFJF. O responsável por expor os planos de avanço foi o pró-reitor Eduardo Condé, que deu destaque na demanda por inovação no ambiente acadêmico. “Não entendemos a inovação apenas no viés tecnológico. Inovação pode ser de produto, pode ser de processo, assim como pode ser, claro, tecnológica. E é aí que a inovação tem que andar através da graduação, da pós-graduação e da extensão, que é o tripé sobre o qual a Universidade se sustenta.”

A vice-reitora Girlene Silva seguiu com a apresentação das estratégias de funcionamento para os próximos anos, destacando as ações da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. “Não cabe à nossa instituição só garantir a entrada dos nossos estudantes, se a gente não pensar na sua permanência. Então, nesse sentido, precisamos olhar as ações da Diaaf para inclusão desses estudantes. Pulando para a Progepe, precisamos aprimorar o sistema de flexibilização da jornada de trabalho, pois ela precisa ser muito afinada e cuidada cotidianamente. Esse é o desafio.”

Os demais membros da Administração Superior que acompanharam o encontro foram o pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas; a chefe de gabinete, Mara Mendonça; pelo pró-reitor de Infraestrutura e Gestão, Marcos Tanure; pela pró-reitoria de Gestão de Pessoas, Kátia Castro; além da pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra.

Questões propostas pelos funcionários

Após a exposição do planejamento da Universidade, a reunião teve abertura para questões levantadas pelos servidores. Um dos assuntos abordados foram os impactos da reestruturação da Progepe, que foi apontado pelo reitor Marcus David como fundamental para melhor funcionamento dos processos realizados pela pró-reitoria, pontuando que os debates são importantes para a proposta seja bem sucedida.

Um dos principais assuntos abordados foi a criação de espaços que comportem as necessidades dos profissionais que atuam na Reitoria. Foi explicado que há o planejamento da ampliação da estrutura a longo prazo, mas que também existe o plano para fazer intervenções imediatas para a liberação de espaços e um novo dimensionamento das estruturas como medida paliativas. O aumento no número de profissionais com a estagnação do espaço físico foi apontado como motivador da situação atual.

A ampliação das estruturas físicas para comportar as documentações dos servidores, bem como a demanda por assistência médicas e a reflexão sobre o processo de capacitação dos servidores e Técnicos-Administrativos em Educação (TAE’s) foram outros temas da reunião.

O próximo encontro será na Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), com os integrantes do setor, no dia 1º de novembro, às 9h.