Marcus David apresentou planejamento estratégico para os próximos dois anos (Foto: Alice Coêlho)

Marcus David apresentou planejamento estratégico para os próximos dois anos (Foto: Alice Coêlho)

Em reunião com servidores da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David, respondeu questões do cotidiano da pró-reitoria, como dimensionamento de pessoal, flexibilização, controle de assiduidade, concursos públicos e o espaço físico do prédio da Reitoria. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira, 23, e é parte da série de visitas da Administração Superior às unidades acadêmicas e administrativas.

A necessidade de mais espaço para o trabalho de todas as pessoas que atuam no prédio da Reitoria é clara. O reitor explicou que uma saída paliativa para otimizar o espaço está sendo operacionalizada, com a mudança de toda a estrutura da Pró-reitoria de Assistência Estudantil para uma área no antigo prédio do Instituto de Ciências Humanas, atualmente em reforma, o que liberaria espaço para outros setores. Especificamente sobre a Progepe, está sendo negociada a cessão de um espaço no segundo andar do prédio, atualmente pertencente à Biblioteca Central, onde seria possível criar 25 novos postos de trabalho para o setor.

Em relação a possibilidade de novos concursos públicos para técnico-administrativos em educação (TAEs), Marcus David informou que é preciso debater propostas para realização de concursos com a Progepe a serem apresentadas ao Conselho Superior (Consu). A ideia é criar uma política de concursos públicos a ser aprovada pelo Consu e publicada por meio de resolução. A preocupação está em garantir total segurança para realizar concursos.

Sobre dimensionamento de pessoal, o reitor atualizou o setor sobre os processos que envolvem a aplicação prática da proposta já aprovada pelo Consu, de forma a permitir que o andamento também acompanhe a automação dos processos e a implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). No tocante à flexibilização e controle de assiduidade, Marcus David informou que a Administração Superior segue em contato com o Ministério do Planejamento e com os órgãos de controle para permitir que o modelo adotado internamente seja considerado válido em todas as instâncias.

Reitor apresentou balanço e projetou metas

Marcus David ainda apresentou um balanço de ações realizadas nos dois primeiros anos da atual gestão, mostrando os esforços de equacionamento orçamentário-financeiro, de enfrentamento de obras paralisadas e da regulamentação institucional que permitiu estruturar de forma mais adequada o funcionamento da Universidade em vários âmbitos. O reitor expôs o planejamento estratégico para os próximos dois anos de reitorado, mostrando como as metas para as macropolíticas e as dimensões intervenientes e de sustentação da UFJF estão sendo integradas em ações de todas as pró-reitorias e diretorias.