O cartunista Marco Merlin, autor dos quadrinhos acima, é um dos convidados do 6° Fala Ciência (Foto: Quadrinhorama)

Qual é a melhor forma de falar sobre ciência? Quem são os responsáveis por essa comunicação? Em busca de respostas para questões como essas, a Diretoria de Imagem Institucional organizou o curso Fala Ciência, a realizar-se no dia 22 de novembro, de 9h às 17h, no Centro de Ciência. As vagas são limitadas e os interessados já podem fazer suas inscrições on-line.

A diretora de Divulgação Científica do Serrapilheira, Natasha Felizi, é uma das convidadas (Foto: Herivelto Batista)

Vivenciamos um momento crucial para a produção do conhecimento no Brasil. Passamos por um salto quantitativo e qualitativo da nossa produção acadêmica – mas, apesar disso, a sociedade ainda se encontra apartada desse processo. Esforços para democratizar o conhecimento produzido nas universidades têm se multiplicado, mas é fundamental que a comunidade científica se mobilize para comunicar de forma eficaz a ciência que desenvolve.

Com a missão de construir pontes entre a Academia e a sociedade, a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) traz para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a sexta edição do Fala Ciência: curso de comunicação pública da ciência e tecnologia. Para a oportunidade, os organizadores investiram no encontro de novos comunicadores, como Tupá Guerra (do podcast Dragões de Garagem), e de veteranos da área, como Germana Barata (do Labjor da Unicamp), compartilhando suas diferentes experiências para a democratização do conhecimento científico.

“É importante que tanto professores pesquisadores, quanto estudantes de pós-graduação e de iniciação científica se comprometam com a divulgação da ciência que produzem. Concebemos o curso pensando em apresentar possibilidades variadas de comunicação, reunindo podcaster, youtubers e cartunista. Além de contribuir com a formação de novos divulgadores, teremos a oportunidade de abordar a importância e o estágio da divulgação da ciência no país”, explica Bárbara Duque, coordenadora de Divulgação Científica da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF e organizadora do evento.

A PhD em Teologia e podcaster Tupá Guerra é uma das participantes da mesa-redonda do evento (Foto: TV Globo)

Sua programação, que ocorre ao longo do dia 22 de novembro, terá início com uma exposição dos resultados de um dos maiores centros de popularização do conhecimento do país – o Centro de Ciências da UFJF –, apresentado pelo seu diretor, Eloi Teixeira. Em seguida, a diretora de Divulgação Científica do Serrapilheira, Natasha Felizi, conversa sobre seu trabalho no instituto: criado em 2017, o Serrapilheira aposta em iniciativas de pesquisa e de divulgação científica em todo o país, visando trabalhos inovadores e de longo prazo.

No período da tarde, Germana Barata aborda a comunicação científica como instrumento de diálogo com a sociedade. Desde 2011 atuando na formação de novos divulgadores como professora no programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) da Unicamp, Germana é integrante do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) e, em 2006, recebeu o Junior Award on Public Communication on Science and Technology. Como pesquisadora no Labjor, Germana estuda as diversas relações entre ciência e sociedade.

Já o encerramento do Fala Ciência fica por conta da mesa redonda composta por Tupá Guerra (PhD em Teologia e podcaster que se divide entre pesquisar os Manuscritos do Mar Morto e apresentar o Dragões de Garagem, programa criado em 2012 para debater a ciência de forma descontraída, “incentivando o pensamento crítico e a curiosidade dos ouvintes”), pelo cartunista Marco Merlin (do Quadrinhorama, uma página de tirinhas que aborda questões científicas inseridas no cotidiano, com alguns nanogramas de sarcasmo) e por Vinícius e Lucas (do canal Cura Quântica, dedicado a encontrar respostas para curiosidades da vida através da ciência – “sem pseudagem” –, entrevistando pesquisadores e realizando experimentos.

Confira abaixo a programação completa e clique aqui para se inscrever no evento:

Rede Mineira de Comunicação Científica
Formada em 2015 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a RMCC reúne 18 instituições de pesquisa e fomento de Minas Gerais e diversos agentes de divulgação científica em torno de duas finalidades: comunicar os resultados da Ciência, Tecnologia e Inovação e promover a formação constante dos divulgadores científicos.

Outras informações:
(32) 2102-3970 (Diretoria de Imagem Institucional)