O projeto de extensão “De peito aberto” da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará nesta sexta-feira, 19, o evento “Rosas de Outubro” no Anfiteatro das Pró-Reitorias, das 14h às 18h. A ação integra as atividades do mês de prevenção e conscientização mundial na luta contra o câncer de mama. A programação contará com uma mesa-redonda para debater a imagem corporal e a saúde mental feminina, estandes de bem-estar, exposição fotográfica e desfile. A participação confere certificado e é aberta a toda comunidade.

“Vista-se de rosa na luta contra o câncer de mama” é o lema da programação do evento neste ano, associando a reflexão e a prevenção à doença. A mesa de discussão tem como convidados: Maria Elisa Caputo (professora da Faefid); Maria Inês Gomes de Almeida (docente da Enfermagem na UFJF); Marcos Vinicius Queiroz de Paula (professor do curso de Odontologia na UFJF); e Anelisa Rezende (nutricionista).

A coordenadora do projeto e professora do curso de Enfermagem, Jaqueline Ferreira Ventura Bittencourt, destaca a importância e as expectativas para a realização de evento. Pensamos este ano, a partir de uma perspectiva diferenciada, demonstrar o belo, a graça e a auto-estima dessas mulheres. Nos atendo à valorização da vida porque, muitas vezes, focamos apenas no lado biológico e nos estigmas da doença, é necessário um novo olhar sob esse processo.”

A coordenadora diz, ainda, que o principal objetivo é dar destaque e voz às mulheres durante toda a programação. Para tanto, a história de vida, o processo de descoberta e o tratamento serão expostos de uma maneira especial, confraternizando a vivência e a força de cada uma delas. “Essas mulheres vão estar na passarela, serão as rosas do nosso outubro. Queremos compreender os significados desse momento em suas vidas, as vitórias, desde o tratamento até o hoje. É mais do que conscientizar, que seja rosa todos os outubros, o tempo todo”, relata Jaqueline.

Entre as atividades culturais e artísticas, o desfile e a exposição de fotos de mulheres que estão em processo de tratamento e que já foram curadas. Além disso, as participantes podem visitar o estande de bem-estar feminino, que conta com espaço para maquiagem, livros e artigos relacionados ao câncer de mama.

O “De peito aberto” é um grupo de atividades interdisciplinar da UFJF que desenvolve, desde 2001, o tratamento humanizado às pacientes de câncer de mama nas duas unidades do Hospital Universitário (HU). Por meio da atenção diferenciada, com uma abordagem de valorização e acolhimento às mulheres, familiares e acompanhantes, o projeto visa acompanhar e intervir desde o atendimento até a recuperação. Entre os colaboradores estão professores, técnicos-administrativos e estudantes de cursos da área da saúde e sociais aplicadas.

Para conferir certificado ao fim do evento, é necessário realizar as inscrições pelo link.

Outras informações: (32) 4009-5342 / projeto-peito-aberto-ufjf@googlegroups.com