ssssss

Ações, voltadas para toda a comunidade, acontecem no domingo, das 8h às 12h, no hall de entrada da reitoria. (Foto: Géssica Leine)

Abrindo as atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, domingo, dia 6, os projetos “De Peito Aberto”, “Ventre Amigo” e “Promoção de Saúde das Mulheres (Prosam)”, desenvolvidos no Departamento de Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promovem ações com o intuito de orientar a comunidade que frequenta o campus sobre os cuidados com a saúde da mulher.

As atividades acontecem no hall de entrada da reitoria, entre 8h e 12h. A programação envolve esclarecimento de dúvidas sobre temas como violência contra a mulher, câncer de mama e ginecológico, doenças sexualmente transmissíveis, direitos reprodutivos, alimentação saudável e afins. Haverá distribuição de panfletos explicativos, aferição de pressão arterial, divulgação do auto-toque das mamas e uma apresentação de dança do ventre, realizada por mulheres que tiveram ou têm alterações uroginecológicas e câncer de mama, e são pacientes do Ambulatório do Hospital Universitário.

Uma das coordenadoras do evento, a professora da Faculdade de Fisioterapia, Simone Meira Carvalho destaca o objetivo de promover o conhecimento do próprio corpo. “Datas como o Dia Internacional da Mulher, o Outubro Rosa, em que são realizados eventos como esse, despertam para a importância do autocuidado e para o conhecimento do nosso próprio corpo. Saber as características do nosso organismo é essencial para que possamos identificar possíveis alterações e até mesmo o surgimento de algumas doenças”.

Sobre a prevenção, a professora ressalta que prevenir-se é se cuidar antes do problema. “Para que isto aconteça de forma assertiva é necessário sabermos quais recursos podemos usar, conhecer e procurar os profissionais capacitados, realizar os exames necessários e ter uma alimentação saudável estão entre eles. Agindo assim, podemos observar nosso corpo e, ocasionalmente, o desenvolvimento de alguma doença”, diz.

Além de divulgar a importância da atenção à saúde da mulher, o evento quer contribuir para a formação dos acadêmicos, fazendo com que eles se aproximem da comunidade por meio do treinamento profissional e tenham contato com diversas áreas que atuam em prol da saúde da mulher. Assim, conhecem as funções de cada uma delas, atuando em uma ação interdisciplinar. Para Simone, a importância de trabalhar neste sentido é desenvolver, nos discentes, a capacidade de compreender outras frentes de trabalho, além daquela que lhes cabe. “Trabalhando a interdisciplinaridade, os alunos entendem que, antes de sermos fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, somos profissionais da saúde, e devemos conhecer o trabalho do outro, trabalhar integrando as diversas áreas para melhor atendermos nossos pacientes.”

Os projetos

O projeto de extensão “De Peito Aberto”, coordenado pelas professoras Jaqueline Bittencourt, da Faculdade de Enfermagem; Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov, do curso de Psicologia; e Simone Meira Carvalho, da Faculdade de Fisioterapia, é um programa de prevenção e acompanhamento integrado do câncer de mama, realizado com pacientes do Hospital Universitário da UFJF.

Também parte do programa de extensão da área da saúde na UFJF, o projeto “Promoção de Saúde das Mulheres”, coordenado pela professora da Faculdade de Enfermagem, Maria das Dores de Souza, trabalha a integralidade e interdisciplinaridade na atenção primária, secundária e terciária à saúde.

O terceiro projeto envolvido na ação faz parte das atividades de Treinamento Profissional e ainda está em processo de aprovação. O “Ventre Amigo”, coordenado pelo professor Luciano Loures, tem a proposta de trabalhar com os discentes o tratamento para o câncer ginecológico e suas complicações de maneira interdisciplinar.