Feira de Ciências faz parte da Semana do ICE (Foto: Alexandre Dornelas)

Em sua 29ª edição, a Feira de Ciências do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe participantes para uma mostra competitiva de experimentos científicos que são desenvolvidos em escolas de Juiz de Fora e região. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 17, e faz parte da Semana do Instituto de Ciências exatas (ICE).

A Feira de Ciências tem como objetivo principal criar um espaço para que professores e estudantes das escolas públicas e particulares de Juiz de Fora e região possam mostrar os seus trabalhos científicos.  O coordenador geral do evento, Wallon Anderson Tadaiesky, ressalta a importância da integração entre a comunidade externa e a UFJF. “É importante que a Universidade dê à comunidade externa esse retorno, auxiliando nesse processo de ensino e aprendizagem na área de ciência e tecnologia, além de demonstrar a UFJF para a comunidade. Queremos que essa feira seja um espaço de valorização dos professores, das escolas de ensino fundamental e ensino médio e que as pessoas percebam e a importância da ciência e tecnologia e venham discutir os problemas da própria sociedade”.

Nesta edição foram recebidos 138 trabalhos vindos de 23 escolas. Para a avaliação, os competidores serão divididos em três categorias: ensino fundamental até o quinto ano; ensino fundamental do sexto ao oitavo ano; nono ano do ensino fundamental, e todos os anos do ensino médio ou técnico. Os trabalhos receberão notas entre zero e dez pontos para critérios como criatividade, conhecimento versus escolaridade e grau de dificuldade da execução. Os três grupos melhores colocados de cada categoria irão receber uma premiação simbólica.

O evento acontece das 13h às 18h no Instituto de Ciências Exatas da UFJF. Os interessados podem visitar a mostra de física que começa às 9h, e que é parte da programação da Semana do ICE.

Outras informações: Site do evento